O projeto da Coleta Seletiva Inclusiva, antiga proposta de sustentabilidade prevista desde a construção do Jardins Mangueiral, agora é uma realidade. A AAJM – Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral implanta a coleta seletiva e, com isso, concede trabalho e dignidade a dezenas de catadores de São Sebastião e suas famílias.
Síndicos, moradores e lideranças comunitárias reuniram-se neste sábado (09/03), em um café da manhã na sede da AAJM, para debater, tirar dúvidas e encontrar soluções conjuntas para a implantação da Coleta Seletiva Inclusiva nos quinze condomínios da região. O trabalho de recolhimento do lixo será realizado pela Cooperativa de Catadores de São Sebastião, a Ecolimpo que fará a reciclagem do material seco, garantindo renda para os catadores e familiares. A expectativa é de 40 toneladas por mês de material reciclado. Desde 2014 foram diversas tentativas de implantar essa ação ambiental e social, todas frustradas pela falta de estrutura, altos custos de parceria com o SLU e pela escassez de equipamentos.
Lixo Zero
O Movimento é o precursor da proposta de Coleta Seletiva Inclusiva, iniciado em agosto de 2017. Ao todo já aderiram à ação seis condomínios, começando pelo Ouro Vermelho I, Verde, Amobb e Estância Quintas da Alvorada, seguidos pelo Belvedere, Bela Vista, Interlagos e mais recentemente o Jardim Botânico VI. Agora o Mangueiral se uniu ao grupo dos condomínios interessados na ação proposta pelo Lixo Zero de redução e reaproveitamento de resíduos sólidos locais.
Dúvidas acesse www.ecolimpo.eco.br Sensíveis à crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais e da importância do resgate de um projeto social como este, a AAJM mobiliza a comunidade do Mangueiral em prol do meio ambiente e das causas sociais. “Isso não é custo, o que estamos fazendo é investindo em nosso bairro e nas pessoas que estão ajudando a cuidar dele, isso para mim é o social”, afirmou Hudson Quintana Lucas, um dos diretores da AAJM. Para falar sobre a importância da medida, tanto para o meio ambiente, quanto para as famílias dos profissionais que ganham a vida com a Coleta Seletiva Inclusiva, João Hildebrando Santana, Presidente da Ecolimpo, citou a importância da mobilização dos moradores e síndicos na conscientização da importância da correta separação dos resíduos sólidos. “O que você está descartando representa comida para nossa família. Então é necessário que cada um comece a pensar desta forma, por que são condomínios que estão fazendo uma parceria em um projeto de inclusão social, tirando pessoas da margem do desemprego e da violência, dando dignidade a elas. Para nós isso é saúde, é trabalho” conclui Santana. Contrato com a AAJM A Cooperativa não obtém lucro por meio do contrato com a Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral, mas sim com o material coletado pelos profissionais. O valor do contrato é simbólico, cobrindo apenas os gastos necessários para o combustível do caminhão e ajuda de custo da equipe de coleta. Todo o valor arrecadado é rateado entre os catadores da Cooperativa e o contrato com a Cooperativa Ecolimpo será assinado em breve, com os síndicos dos condomínios associados que compõem a região. Como o Movimento participa? O Movimento apoia a Cooperativa ajudando na gestão, questões jurídicas e na comunicação. Também ficará responsável por produzir os relatórios de produção dos catadores e quanto o material arrecadado no Mangueiral gerou de renda para eles. Todos esses relatórios serão disponibilizados para os moradores no site da AAJM. Por se tratar de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Movimento desenvolve o importante trabalho de multiplicador e parceiro da ação de sustentabilidade e inclusão social. O Movimento também facilita a aquisição de materiais por meio de convênio, como Containers e Eco Bags, a preço de custo com os fabricantes.
. Início: 18/03/2019
. Horário: Entre 8h e 12h – Toda segunda feira
. Local: Na portaria do condomínio. Deixe seu material reciclável nos dias determinados pelo seu condomínio.