O Jardim Botânico, uma das cidades de Brasília, vive um momento de crescimento populacional e urbano acelerado. O ranking do CENSO de 2022, divulgado em Março de 2024 pelo IBGE, coloca o Jardim Botânico como a 16ª Região Administrativa, dentre as trinta e três RAs, com população de 77.767 pessoas.
Por Camila Fleury – Redação MCJB – 27/03/2024.
No entanto, esse desenvolvimento não é equiparado à oferta de serviços básicos. O Governo do Distrito Federal (GDF) não supre a região com equipamentos públicos, de forma a atender a comunidade. Apesar de ser a 5ª maior RA em território, o Jardim Botânico é uma das comunidades mais carentes de equipamentos públicos do DF e que depende completamente de outras regiões, como a de São Sebastião, principalmente na segurança pública, educação e saúde.
A cidade não possui delegacia de polícia própria, obrigando os moradores a se deslocarem para outras regiões para registrar boletim de ocorrência ou buscar atendimento policial. O policiamento ostensivo continua ausente para uma região que também tem relatos de crimes, como roubos e furtos.
Mas as ‘inexistências’ continuam existindo em outras áreas cruciais, como a saúde. Não há hospital ou UPA na região. A única unidade de saúde pública disponível é do Jardins Mangueiral, que se encontra superlotada com a demanda.
O transporte público precário dificulta a locomoção dos moradores. Viver sem carro no Jardim Botânico beira o pesadelo. Mas, para quem tem carro a aflição é cotidiana, pois o trânsito é um fator de estresse. (Veja na matéria publicada – Matéria sobre trânsito)
Tudo isso deveria levar o GDF a desenvolver um novo olhar para a cidade do Jardim Botânico. Bairros menores e com menos tempo de existência, como Varjão, Sia, Fercal e Candangolândia, já possuem equipamentos públicos básicos, como batalhão de polícia militar, escolas e unidades de saúde. Essa realidade contrasta de forma irônica com a situação do Jardim Botânico que, apesar de ser a 16ª região administrativa que mais cresce no Distrito Federal, ainda carece de infraestrutura básica e serviços essenciais.
É importante ressaltar que o crescimento acelerado da cidade do Jardim Botânico já havia sido anunciado. Em 2019 avisamos que, após uma reunião da PLC das poligonais, o redesenho proposto tornaria a RA-XXVII do Jardim Botânico a quinta maior do DF em extensão geográfica e a 11ª no ranking populacional. A proposta tinha como mérito acertar os dados geográficos. (Leia a matéria – Jardim Botânico poderá ser a 5ª maior RA do DF)
Dados populacionais
Os dados do Censo 2022 revelam apenas a população das regiões administrativas. Para um retrato mais completo da realidade do Jardim Botânico, é preciso aguardar os dados da Pesquisa Domiciliar Amostral (PDAD) realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF Codeplan).