Deputados distritais e comunidade debatem futuro do JB

De novo? GDF propõe projeto de lei para taxar condomínios fechados no DF e síndicos reagem
junho 24, 2024
Comunidade do JB marca presença na Audiência Pública do PDOT
julho 2, 2024

Deputados distritais e comunidade debatem futuro do JB

Jardim Botânico, 28 de Junho de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB

Deputados, assessores e representantes do GDF estiveram presentes na sede do Movimento Comunitário do Jardim Botânico para reunião específica sobre as principais demandas da comunidade.

Aconteceu, nesta quarta-feira (26/06), reunião comunitária promovida pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) com deputados distritais convidados, líderes comunitários, Administração Regional e moradores da cidade para debater pautas e temas do Jardim Botânico como saúde, segurança, cultura, meio ambiente, mobilidade, PLC de Muros e Guaritas, PDOT e Regularização dos condomínios, Infraestrutura pública urbana e Representatividade da Comunidade do Jardim Botânico no Governo do Distrito Federal.

Dezenas de síndicos e lideranças da cidade compareceram à reunião. Por parte do governo estiveram presentes: Deputado Distrital Thiago Manzoni; Deputado Distrital João Cardoso; Deputado Distrital Rogério Morro da Cruz; Glaico Souza, representando Wellington Luiz, Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal e Deputado Distrital; Kadija Guimarães, chefe de gabinete da Administração Regional do Jardim Botânico. A mesa de debates foi composta ainda por Rose Marques, Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, e Livino Silva, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico.

Contar com o apoio do Legislativo é fundamental para nós. E mais importante ainda é o compromisso firmado aqui, hoje, com nossa comunidade, em tocar nossas demandas, em ouvir a população junto ao Executivo, à CLDF (…)”, comentou Ygraine Hartmann, síndica do condomínio Estância Jardim Botânico.

O evento foi um sucesso! Moradores e líderes comunitários presentes na reunião puderam propor pautas e questionamentos aos deputados distritais, diretamente ao microfone da reunião, além do modo formulário. Todos os questionamentos recebidos serão enviados para os deputados que estiveram presentes à reunião.

A apresentação sobre o que é o MCJB surpreendeu a todos na reunião. Mesmo os síndicos associados não imaginavam o tamanho da instituição e o trabalho que é feito pelo Movimento Comunitário. O MCJB é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), composta por 63 dos 77 condomínios horizontais e associações de moradores da RA do Jardim Botânico, e representa ao todo cerca de 70 mil pessoas. Atualmente o MCJB coordena 105 projetos comunitários, com a atuação de 375 coordenadores e parceiros em diversas ações e atividades. Desde o início de sua existência em 20015, o MCJB já realizou sete Termos de Fomento e atualmente executa outros cinco, com emenda e recursos públicos e mais de 400 colaboradores contratados em atividades relacionadas à cultura, meio ambiente, empreendedorismo, educação ambiental e capacitações diversas. É a maior entidade de fomento cultural da região e a maior organização comunitária sem fins econômicos, apartidária, com autonomia administrativa e financeira do DF e uma das maiores do Brasil.

 

Esse trabalho do MCJB é maravilhoso! Não conheço nenhuma (outra) entidade que seja tão organizada com as demandas da comunidade e que busca, de fato, que as coisas se resolvam”, disse o Deputado Distrital João Cardoso.

Após a apresentação do MCJB, as lideranças da comunidade trataram dos principais temas e problemas atuais do JB, com destaque a preocupação dos condomínios em relação ao PLC dos Muros e Guaritas, às propostas do PDOT e como podem impactar o JB, o caos da mobilidade na região, a falta de ônibus e terminal, o atraso das obras das escolas e do viaduto, os problemas de atendimento na saúde pública, dentre muitos outros. Em resposta, os deputados firmaram compromissos: Thiago Manzoni, João Cardoso e Rogério Morro da Cruz se posicionaram contra qualquer cobrança de sobretaxas aos condomínios, no PLC de Muros e Guaritas. “Garanto que esse PLC ainda não chegou até a CLDF, mas, quando chegar, contem comigo. Não tem como onerar novamente a população do Jardim Botânico”, afirmou o deputado Thiago Manzoni.

Também foi firmado o compromisso de diálogo direto entre deputados e líderes e síndicos da comunidade para acompanhar de perto as demandas de mobilidade, saúde, educação, segurança e representatividade da comunidade do JB no GDF. Além disso, foi prometida a criação de uma frente parlamentar, composta por Thiago Manzoni, João Cardoso, Rogério Morro da Cruz, Wellington Luiz e Gabriel Magno, que não esteve presente na reunião, mas, via assessoria, confirmou a participação nesta frente para tratar de assuntos relacionados ao Jardim Botânico na Câmara Legislativa.

 

O Deputado Distrital Rogério Morro da Cruz, morador de São Sebastião, comentou sobre a reunião: “Preciso parabenizar o Movimento Comunitário do Jardim Botânico por essa reunião e pela união com os condomínios para resolver as questões da cidade. Eu, como morador da cidade, com certeza levarei todos os encaminhamentos que serão analisados com muito cuidado por mim”.

Rose Marques, Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, destaca a importância dessa reunião: “Nossa proposta foi atingida. Praticamente 90% da representatividade do JB esteve nesta reunião para tratar pautas importantíssimas e de amplo interesse da comunidade. Contar com deputados parceiros que nos representam e nos apoiam perante o Legislativo é fundamental para que as propostas da cidade sejam enviadas e respondidas com sucesso”.

Todos os encaminhamentos da reunião estão sendo compilados e organizados pelo MCJB e serão enviados às assessorias dos deputados e disponibilizados em breve para a comunidade.

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp ➡️ Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário