Jardim Botânico, 17 de Dezembro de 2024
Por Camila Fleury
O objetivo é discutir as principais demandas da comunidade local e fortalecer o diálogo com os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), na busca por soluções efetivas e rápidas para os inúmeros problemas enfrentados pelos moradores da Região Administrativa do Jardim Botânico. A reunião ocorreu na sexta-feira, 13 de dezembro, na presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A reunião contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade. Entre os participantes estavam o Deputado Distrital João Cardoso, Lauro Amaral (assessor do Dep. Distrital Thiago Manzoni), Aderivaldo Cardoso (Administrador da Região), Maurício Canovas (Secretaria de Obras – DF), Sandra Araújo e Marcos André Viana (Secretaria de Saúde – DF), além de representantes de entidades como o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB), Conselho Local de Planejamento (CLP-JB) e a Associação de Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM), e também do DETRAN-DF.
A principal pauta da reunião foi a apresentação das demandas da comunidade do Jardim Botânico, que foram organizadas e priorizadas pelo MCJB. O documento entregue aos deputados inclui uma lista das principais necessidades da região, além de um histórico de ações ao longo dos anos (desde 2015) para resolver questões locais. Entre as reivindicações mais urgentes estão as relacionadas com melhorias na infraestrutura urbana, principalmente no que se refere à mobilidade, à regularização do transporte público e ao fortalecimento da segurança pública. A falta de participação comunitária nas decisões do GDF também foi um tema recorrente nas discussões, agravada com a demora na implementação do Conselho Local de Planejamento do Jardim Botânico (CLP-JB), que foi eleito há meses e até agora não pôde iniciar seus trabalhos (relembre aqui), apesar da necessidade crescente por uma maior representatividade.
O deputado João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar, determinou que seja feito um compilado de todos os ofícios e demandas já feitos pelo MCJB, para serem refeitos e reenviados para os órgãos do GDF, via frente parlamentar. “Vamos cobrar agora por respostas, o mais rápido possível, para que possamos iniciar as tratativas para melhorar as condições de vida, mobilidade, saúde, de obras, da região do Jardim Botânico”, falou João Cardoso.
Durante a reunião, o Administrador Aderivaldo Cardoso anunciou alguns prazos para a realização de obras importantes na região, como a licitação do terminal de transporte, informando que será em abril de 2025, a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também para 2025, e a nova sede da Administração Regional que já tem projeto pronto e está prevista para ser construída no mesmo ano. Também informou que a licitação para a construção da nova feira permanente está prevista para abril de 2025. Outras obras prestes a se iniciarem são a pavimentação de vias no Itaipú 33 ao 47 e doze ruas nos bairros João Cândido e São Gabriel, além do viaduto do Mangueiral. Em relação ao CLP-JB, o administrador informou que agendará a primeira reunião para 07/01/2025, data que retornará de férias.
No entanto, após questionamentos feitos pelo MCJB via e-mail, as Secretarias responsáveis não confirmaram esses prazos. A Secretaria de Mobilidade (SEMOB), por exemplo, informou que o terminal do Jardim Botânico ainda está em fase de estudos técnicos, os quais devem ser concluídos em 2025, sem um prazo definido. A Secretaria de Saúde não respondeu sobre a construção de UBS’s e a própria Administração Regional do Jardim Botânico não respondeu aos questionamentos sobre a licitação da feira permanente e a sede da administração, porém já marcou reunião do conselho de planejamento local.
Apesar das divergências nos prazos e das dificuldades de comunicação, a reunião da Frente Parlamentar serviu para fortalecer o diálogo entre a comunidade e os órgãos do GDF. Rose Marques, presidente do MCJB, ressaltou que, embora existam desafios, o importante é garantir que as demandas da comunidade não sejam negligenciadas. “É fundamental que possamos ter respostas mais rápidas e precisas do GDF. A comunidade do Jardim Botânico merece ser ouvida e ter suas necessidades atendidas com urgência”, afirmou Rose Marques.
As expectativas da comunidade são de que, a partir do fortalecimento do diálogo, as ações do GDF para resolver os problemas do Jardim Botânico avancem de forma mais concreta e ágil. A Frente Parlamentar retomará as reuniões após o recesso de final de ano, em fevereiro de 2024, e a comunidade espera que as respostas do GDF sejam mais claras até lá.
Livino Silva, presidente do CONSEG-JB, lembrou da importância da participação ativa dos moradores nas reuniões e ações comunitárias. “A nossa voz, a nossa união, é o que vai garantir que as nossas reivindicações sejam realmente atendidas. Precisamos continuar trabalhando juntos, buscando soluções para o Jardim Botânico”, afirmou.
A comunidade do Jardim Botânico é chamada a continuar engajada nos próximos passos da Frente Parlamentar. É fundamental que mais moradores participem ativamente das reuniões, para que as necessidades da região sejam sempre ouvidas e atendidas. Em 2025 será realizado o 5º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, momento em que a comunidade poderá participar ativamente das decisões que impactam diretamente a comunidade.
Fique atento às próximas reuniões da Frente Parlamentar e continue participando das iniciativas do MCJB. Acompanhe o Portal de Notícias do MCJB para mais atualizações e faça parte dessa construção coletiva!
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook: ➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br
➡️ Portal de Notícias – MCJB
Instagram
Facebook