Avenida do Sol sofre alagamentos históricos e soluções estruturais são reivindicadas

Conselho Local de Planejamento do Jardim Botânico realiza sua primeira reunião
janeiro 13, 2025
Centro de Práticas Sustentáveis abre matrículas para 2025 com novidades imperdíveis
janeiro 28, 2025

Avenida do Sol sofre alagamentos históricos e soluções estruturais são reivindicadas

Jardim Botânico, 28 de Janeiro de 2025
Por Camila Fleury – Redação MCJB

A Avenida do Sol, uma das principais vias da cidade do Jardim Botânico-DF, enfrenta um problema recorrente e grave: os constantes alagamentos causados pela ausência de um sistema eficiente de drenagem pluvial. O problema, que já é histórico na região, ganhou novos contornos em janeiro de 2025, com chuvas intensas que deixaram moradores ilhados e geraram prejuízos significativos.

Os alagamentos na Avenida do Sol geram uma série de consequências negativas. Além de prejuízos materiais diversos, a dificuldade de locomoção é outro problema enfrentado pelos moradores, que relatam situações de isolamento e transtornos no dia a dia. Além disso, a segurança também é afetada, uma vez que o excesso de chuvas traz erosões e buracos na pista, o que aumenta o risco de acidentes. O comércio local também sofre com a queda no fluxo de clientes devido à dificuldade de acesso causada pelas enchentes.

Alagamento na Avenida do Sol. Foto: divulgação da comunidade.

A canalização atual da Avenida do Sol foi construída de forma paliativa, utilizando calhas superficiais e um número reduzido de bueiros. Segundo os moradores, essas calhas não recebem manutenção adequada e apresentam sinais de erosão, tornando-se insuficientes para suportar o grande volume de água característico das chuvas na região do Distrito Federal. Projetadas para chuvas leves, essas estruturas não atendem à intensidade crescente das precipitações dos últimos anos.

Além da insuficiência estrutural, a falta de planejamento e de ações preventivas agrava a situação, transformando a avenida em verdadeiros rios durante os períodos chuvosos. O problema prejudica a mobilidade dos moradores, causa danos materiais e eleva o risco de acidentes.

 

Moradores encontram dificuldades de mobilidade devido alagamento na região. Foto: divulgação da comunidade.

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) lidera, desde 2015, uma mobilização para cobrar das autoridades uma solução definitiva para o problema (relembre aqui e aqui). A instituição  já protocolou ofícios, organizou audiências públicas e promoveu reuniões com representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), da Administração Regional do Jardim Botânico e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP). Recentemente protocolou junto à Casa Civil e à Frente Parlamentar do Jardim Botânico nova solicitação de solução para os alagamentos. Apesar das iniciativas, uma resposta efetiva ainda não foi dada à comunidade. 

O MCJB orienta a todos os moradores a utilizarem a ouvidoria do GDF, o canal Participa DF (ou telefone n. 162), para registrar reclamações e pressionar pelo atendimento a essa reivindicação, já antiga. Cada protocolo contribui para aumentar a visibilidade do problema e pressionar por medidas efetivas.

Os alagamentos são constantes e prejudicam a mobilidade no Jardim Botânico. Foto: divulgação da comunidade.

Presidente da Frente Parlamentar do JB visita pontos críticos de alagamento

O Deputado Distrital João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, esteve na última quinta-feira (23), em visita aos locais mais afetados pelos alagamentos na região. Acompanhado por lideranças comunitárias, o parlamentar avaliou de perto os problemas causados pela falta de drenagem pluvial adequada e discutiu possíveis soluções.

Visita do Presidente da Frente Parlamentar Dep. Distrital João Cardoso nas áreas afetadas.

Entre os locais visitados, destacaram-se o condomínio Ouro Vermelho I, onde o parlamentar reforçou a necessidade de estudos ambientais antes de qualquer intervenção, e a área entre os condomínios Ouro Vermelho I e AMOBB, onde ele apontou que ações simples, como limpeza e manutenção de bocas de lobo, podem resolver os alagamentos.

Outro ponto crítico foi a Estrada do Sol, que enfrenta alagamentos e erosão por falta de pavimentação, e a voçoroca no balão entre a Avenida do Sol e a Avenida Dom Bosco está sendo, considerada prioridade devido ao risco de acidentes. “Olhando a situação de perto, fica claro que a falta de manutenção de drenagem de águas pluviais é responsabilidade do estado e da NOVACAP. Vamos oficializar os órgãos competentes para agir e, se necessário, instalar novas bocas de lobo para resolver o problema”, afirmou o Deputado.

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp
➡️
 Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário