Da Redação do MCJB – 18/04/2017
As visitas começam nesta quarta (19) e tem como objetivos formalizar um cadastro único da própria Polícia Militar, explicar as regras de funcionamento do programa e fazer testes operacionais no equipamento.
O roteiro de visitas foi decidido em reunião ocorrida nesta segunda (17) entre a Polícia Militar, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico e o Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico – CONSEG-JB. Cada condomínio ou empresa comercial que tenha adquirido e instalado o equipamento SMAPI (Sistema de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato), também chamado de Botão do Pânico, receberá a visita da PM.
Na ocasião, a Polícia Militar fará cadastro único dos usuários da rede de comunicação para a segurança do bairro, composta do programa “Rede de Vizinhos Protegidos”, grupo que usa whatsapp e se interliga com o Botão do Pânico e o regimento de policiais que atende a região. Os policiais têm como base de apoio o Posto Policial PCS23, recentemente reformado pelos condomínios associados ao Movimento comunitário do Jardim Botânico (relembre aqui).
Até agora 40 condomínios e empresas adquiriram e instalaram o equipamento necessário para participarem do projeto, um número bem abaixo do esperado. O Movimento fez uma parceria com a empresa de segurança JFL para uma compra coletiva do equipamento necessário, barateando os custos de implementação do serviço, mas a adesão foi baixa, tendo em vista o atual quadro de violência do Distrito Federal.
Entenda o que é o SMAPI
O SMAPI (Sistema de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato) é um serviço oferecido gratuitamente pela Polícia Militar para chamadas emergenciais apertando apenas um botão (botão de pânico), reduzindo o tempo de resposta no atendimento de ocorrências. Para participar, o empresário ou condomínio precisa ter o equipamento apropriado para que o programa de monitoramento funcione.
O equipamento pode ser adquirido em qualquer empresa de segurança, porém o Movimento Comunitário do Jardim Botânico fez parcerias para aquisição com preços bem abaixo do mercado, tanto para associados quanto para não associados. Para adquirir o equipamento com custo mais baixo via Movimento, clique aqui.
O Movimento também criou um site de “perguntas e respostas” para explicar melhor como funciona o SMAPI. Para ter acesso, basta clicar aqui.