Mais de 400 pessoas, sendo 250 crianças, participaram no último sábado (02/10) da Feira de Troca de Livros e Brinquedos usados, realizada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS).
O foco do projeto é a mudança de valores. O evento, já realizado em outros anos, tem o objetivo de incentivar o consumo consciente entre as crianças e adolescentes. A diretora administrativa do MCJB, Caci Maria Sassi, ressalta a importância de se ter o pensamento voltado para a reutilização de objetos e a destinação correta deles. “Esta proposta de troca é fantástica, uma vez que as crianças precisam saber que outras pessoas gostariam de ter o brinquedo que para elas talvez não seja mais útil”.
Também durante o evento foram realizadas algumas oficinas e aulões, dentre eles a Oficina do Supera, uma das mais procuradas pelos presentes. Trata-se de uma aula voltada para o treinamento da mente, onde são trabalhados o raciocínio, a concentração, a memória e a criatividade. A palestra sobre a energia das plantas também foi muito requisitada, sinal que os moradores do Jardim Botânico priorizam os cuidados com a natureza. A oficina de confecção de bonecas foi uma diversão para as famílias. Todas as produções puderam ser levadas para casa.
A moradora Gabriela Maria da Silva, professora de Educação Física, se surpreendeu com a organização do evento e reforçou a importância desta interação de crianças em aprender a trocar e dividir os brinquedos. “Minha filha trocou três brinquedos e um livro. Ela adorou este projeto”, completou. Já os moradores do Jardins Mangueiral Rodrigo Mendes de Lima e Ana Carolina acreditam que o mais importante é esta conscientização de que muitas vezes o brinquedo que a criança não gosta é o sonho de outra. “Acreditamos que esta iniciativa ajuda nossos filhos a valorizarem o que têm”.
“Muita diversão”, assim definiu Beatriz Minervino,12 anos. “Eu já participei de troca de livros, mas de brinquedos foi a primeira vez. Muito interessante poder ter brinquedos que sempre queríamos e algumas vezes não podíamos comprar. Esta conscientização é muito importante, afinal alguns brinquedos iriam para o lixo e com esta iniciativa serão usados por outras crianças”, completou Beatriz.
Nos aulões foram feitas algumas demonstrações das aulas semanais no CPS. A criançada adorou a dinâmica da ginástica rítmica (inscrições). Já os adultos procuraram o aulão de Krav Magá (inscrições) e a capoeira (inscrições). Para completar este sábado de diversão, o Café Oikos serviu lanches e almoços saudáveis. Vale lembrar que a lanchonete está funcionando regularmente! O Colégio Ideal, um dos parceiros, montou um estande com playtable, cama elástica, pipoca e picolé à vontade para a criançada.
Confira aqui a reportagem do DF2