Governador Ibaneis Rocha anuncia licitação para a construção de um viaduto no balão da ESAF, para este ano ainda. É o primeiro passo para o Jardim Botânico marcar no calendário o fim dos enormes congestionamentos, acidentes diários e trânsito lento mesmo fora dos horários de pico.
Cumprindo promessa assumida com a comunidade do JB (relembre aqui), o atual governador anunciou, ainda para esse ano, licitação para a construção de um viaduto que objetiva melhorar o trânsito na região do Jardim Botânico. Uma equipe de engenharia foi designada para concluir os editais e o GDF buscará os recursos por via de emendas parlamentares. Com os projetos finalizados dará início à licitação.
O excesso de veículos que trafegam nas vias do Jardim Botânico é resultado da falta de planejamento e execução de políticas públicas de mobilidade para a região. As linhas de transporte público não atendem à demanda dos moradores, que somam mais de 60 mil habitantes, a maior parte obrigada a utilizar transporte particular para cumprir com seus compromissos.
Apesar de necessário, o viaduto está longe de solucionar todos os problemas. Será fundamental a construção de passarelas subterrâneas no comércio do JB, desligamento dos semáforos e melhoramento do transporte público, que tem poucas linhas, com circulação insuficiente.
Histórico da mobilidade do JB
Desde o final de 2014 comunidades de São Sebastião, Jardins Mangueiral e Jardim Botânico se mobilizaram e conseguiram pequenas intervenções, como mudança do tráfego e bloqueio de acesso de alguns balões nos horários de pico, troca de faixa de pedestre por um semáforo menos intermitente e aumento na fiscalização.
Em agosto de 2015 a NOVACAP e o DETRAN-DF anunciaram o fechamento temporário da via HI-104 Sul, que interligava a QI 27 do Lago Sul com os condomínios na DF-001, alegando falta de licenciamento ambiental. Com o fechamento desta via, o intenso tráfego da DF-027 que interliga a DF-001 com a Ponte JK aumentou consideravelmente nos horários de pico da manhã, quando as famílias deixam seus filhos nos colégios das QI’s 26 e 28 e fogem do carregado trânsito da DF-027.
No final de 2015, após reuniões com o DFTRANS promovidas pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico e a Administração, os usuários de transporte público comemoraram a melhora na oferta de ônibus, cumprimento de horário das linhas, viagens mais rápidas e a interação.
Apesar do avanço considerável na mobilidade, problemas estruturais não puderam ser eliminados.
6 Comentários
Gostaria de ver o projeto do viaduto. E quanto a abrir mais uma faixa entre o balão da esaf e o do mangueiral? enquanto isso dá pra reservar, com pinos, a faixa da direita nos balões para as intervenções à direita ? daria pra em determinados horários, facilitar com semáforos e retornos diretos para a av. do sol? daria para organizar os estacionamentos em frente ao comércio?, atualmente uma bagunça. Fazer a mudança dos pontos de ônibus e construir recuos para as paradas? daria também para fazer acordos onde há lixões ao longo da av. do sol ?
E a duplicação da DF 001? É fundamental duplicar para diminuir a quantidade de acidentes!
O viaduto é de fundamental importância!!!
Mas tb é necessário com muita urgência, replanejamento do estacionamento do comércio do Jardim Botânico…,Usando uma boa parte do gramado para fazer vagas em frente de todo o comércio ,e do shopping do Jardim Botânico…
O comércio está sendo muito prejudicado,por faltado estacionamento….
E tudo o que queremos!!!!
Vamos economizar muita gasolina tbem.
Estamos torcendo que dê certo a construção desse viaduto!
O trânsito aqui está inviável!!!!
Louvável iniciativa, porém insuficiente. O balão de São Sebastião tem congestionamento imenso. Onde está o projeto que ligaria o setor Tororó à QI 19…? E o recapeamento da DF 001 até a BR 040…?
Muito bom!