Grande Conselho Comunitário é criado para enfrentar desafios urbanos do Jardim Botânico

Mobilidade urbana em debate: participe da oficina de diagnóstico e ajude a transformar o Jardim Botânico
abril 5, 2025
Chega de Promessas: É Hora de Mobilidade Digna no Jardim Botânico
abril 7, 2025

Grande Conselho Comunitário é criado para enfrentar desafios urbanos do Jardim Botânico

Jardim Botânico, 7 de Abril de 2025
Por Camila Fleury

Na última quarta-feira (02/04), um passo histórico foi dado para a organização e o fortalecimento da comunidade do Jardim Botânico. Foi criado o Grande Conselho Comunitário do Jardim Botânico (CGJB), reunindo representantes dos cinco conselhos comunitários legalmente constituídos da região: Meio Ambiente, Cultura, Planejamento, e os dois de Segurança (Jardim Botânico e Tororó). A iniciativa visa debater e buscar soluções para os principais desafios enfrentados pelos moradores da região.

A reunião de criação do grande conselho, que está sendo denominado temporariamente de GCJB, ocorreu no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) e contou com a presença de importantes lideranças comunitárias, como Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e membra do Conselho Local de Planejamento; Livino Silva, presidente do Conselho de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB); Larissa Shimidt, presidente da Comissão de Meio Ambiente (CONDEMA-JB); Alessandra Macedo, presidente do Conselho de Cultura (CRC-JB); e Washington Melo, presidente do Conselho de Segurança do Tororó (CONSEG-Tororó), além de vários conselheiros comunitários.

Após amplo debate, o grupo de conselheiros definiu os objetivos do grupo e elencou os quatro principais problemas da região e que devem ser combatidos em conjunto por todos os conselhos:

  1. Falta de equipamentos de segurança pública: o Jardim Botânico é a região com menor quantidade de equipamentos públicos do DF, sendo também a comunidade mais carente de serviços públicos essenciais, principalmente de segurança.
  2. Crise de mobilidade urbana: a infraestrutura viária da região não acompanhou o crescimento populacional, resultando em congestionamentos e dificuldades de deslocamento.
  3. Crescimento desordenado sem infraestrutura: a região continua a crescer sem os investimentos necessários em infraestrutura urbana, impactando a qualidade de vida da população. Além disso, o governo não tem fiscalização eficaz, a falta de controle sobre a expansão urbana tem levado a um aumento significativo de construções irregulares.
  4. Dificuldade de interlocução com o governo: principalmente nas decisões que impactam a comunidade.

A crise na mobilidade urbana, a proliferação de obras irregulares e a dificuldade de diálogo com o poder público são desafios recorrentes apontados pelos conselheiros. Também foi consenso que a união dos conselhos fortalece a comunidade na busca de seus direitos. “Esse conselho é de extrema importância, porque através dele todos os segmentos vão estar atrelados, vão ter um diálogo. Todos os conselhos vão estar com suas ações integradas e, com certeza, o entendimento é que todos querem uma condição de uma cidade melhor, mais segura, com mais mobilidade, acessibilidade melhor, cuidando do meio ambiente”, afirmou Rose Marques, presidente do MCJB. Já Larissa Shimidt, presidente do CONDEMA-JB, comentou que “o JB sofre muito com a falta de integração dos órgãos nas decisões de implementação de políticas públicas. Com o conselho, teremos um olhar multidisciplinar“.

Representantes do MCJB e membros civis dos conselhos do Jardim Botânico legitimamente eleitos.

O GCJB surge, portanto, como uma forma de unir forças entre os diferentes conselhos comunitários, promovendo uma interlocução mais estruturada e eficiente com o governo. “Pelo conselho vamos conseguir organizar e trilhar caminhos administrativos para pleitear, junto ao Estado, aquilo que não conseguimos dar continuidade. Somos a comunidade com maior número de conselhos constituídos, mas ainda com baixos resultados. Então queremos contribuir com o GDF para que as ações sejam mais assertivas e mais próximas do que a comunidade deseja”, diz Livino Silva, presidente do CONSEG-JB.

O GCJB também buscará uma maior articulação com a Frente Parlamentar do Jardim Botânico, para ter maior representação e solução das demandas locais. Alessandra Macedo, presidente do CRC-JB comentou: “Saio desta reunião bastante otimista. O Conselhão será um canal essencial para a gente articular, trabalhar estratégias e políticas públicas justamente para atender às demandas da nossa comunidade”.

Com a criação do GCJB, a esperança é que as demandas da comunidade finalmente sejam ouvidas e atendidas com maior eficiência pelo poder público. A integração dos conselhos comunitários deve fortalecer a pressão popular para a implementação de soluções efetivas, como a construção de equipamentos públicos essenciais, melhorias na mobilidade e maior rigor na fiscalização de obras. 

Representantes do MCJB e membros civis dos conselhos do Jardim Botânico legitimamente eleitos.

O encaminhamento principal dessa reunião é o de que nossa comunidade precisa de devolutivas. Os órgãos precisam manter a comunidade sempre informada do que está se passando. Essa é a maior dificuldade que a gente tem, de não ter as devolutivas no tempo devido que a gente precisa”, disse o presidente do CONSEG-Tororó, Washington Melo.

Por fim,  o grupo decidiu atuar ativamente junto aos órgãos do governo, buscando todos os canais de interlocução necessários para avançar nas soluções para a região, estruturou um cronograma mensal de encontros e ações conjuntas entre os conselhos, organizou uma comissão para participação técnica da oficina sobre Planejamento de Mobilidade Urbana no Jardim Botânico, organizada pela SEMOB que ocorrerá no próximo dia 9 de abril, das 19h às 21h, no Colégio Digital do Jardins Mangueiral (saiba mais clicando aqui), e o grupo também se comprometeu a trabalhar na organização do 5º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, previsto para ocorrer no início do segundo semestre deste ano, evento considerado pelo MCJB como o mais importante do ano.

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp
➡️
 Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário