Jardim Botânico, 5 de Abril de 2025
Por Camila Fleury
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB) promove oficina regional de diagnóstico no Jardim Botânico, para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a região. Veja como participar!
A mobilidade urbana continua sendo um dos principais desafios enfrentados pelos moradores do Jardim Botânico, e a participação da comunidade na construção de soluções é mais importante do que nunca. Com o objetivo de revisar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e elaborar um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB) promoverá uma oficina para ouvir a comunidade do Jardim Botânico, marcada para o dia 9 de abril, das 19h às 21h, no Colégio Digital, localizado no Jardins Mangueiral.
Nos últimos anos, o Jardim Botânico tem experimentado um crescimento populacional acelerado, mas a infraestrutura de transporte não acompanhou esse desenvolvimento. O resultado tem sido um sistema de transporte público ineficiente, congestionamentos frequentes e dificuldades de deslocamento para moradores e trabalhadores da região.
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), atento a essas demandas, realizou uma pesquisa comunitária que revelou um alto índice de insatisfação da população com o transporte público local (relembre aqui). O estudo apontou problemas como escassez de linhas de ônibus, superlotação dos veículos e a falta de um terminal de ônibus adequado. Com base nesses resultados, o MCJB entregou os dados à SEMOB-DF e tem participado de reuniões e enviado ofícios solicitando melhorias na mobilidade urbana.
A SEMOB respondeu, via ofício, que as informações do relatório proposto pelo MCJB serão consideradas nos estudos realizados pela equipe técnica da Secretaria. Sobre a solicitação de novas linhas de ônibus na região, a secretaria disse: “A operadora que atende a região adquiriu 75 veículos, dos quais 59 foram incorporados à frota local, reforçando a operação e criando novos atendimentos. A frota de ônibus do DF é a mais nova do país e possui acessibilidade. Além disso, a obra do viaduto na interligação entre a DF-035 e a DF-001, próximo à QI 23 do Lago Sul, faz parte das melhorias para a região”. Também em resposta, a SEMOB informou que iniciou o desenvolvimento do projeto do terminal, mas que a definição da área a ser edificada continua pendente (confira resposta do ofício clicando aqui).
O envolvimento da comunidade nessa pesquisa fortalece a interlocução entre a sociedade e o governo, garantindo que as reais necessidades da região sejam consideradas na formulação das políticas públicas.
Participe! A oficina, que será realizada no dia 09 de abril, das 19h às 21h, no Colégio Digital, no Jardins Mangueiral, é aberta a todos os moradores do Jardim Botânico, bem como lideranças comunitárias, técnicos e especialistas em mobilidade urbana. O evento contará com a presença de representantes da SEMOB, que vão recolher as demandas apresentadas e utilizá-las na elaboração do plano de mobilidade.
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook: ➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br
➡️ Portal de Notícias – MCJB
Instagram
Facebook