Crianças carentes do Acampamento Tiradentes receberam os brinquedos arrecadados nos condomínios pelo projeto JB Solidário e vivem um Natal mais feliz.
A criançada do acampamento fez fila para receber os presentes e aproveitou para se divertir antes mesmo da ceia de Natal. Entretanto, neste Natal, a arrecadação de brinquedos foi insuficiente para atender a uma quantidade maior de crianças, forçando os organizadores – Movimento e IBRAS – a escolherem apenas uma comunidade para atender. William Moreira, do IBRAS, organização social parceira do Movimento, lamentou: “Esperamos que, no ano que vem, as pessoas sejam mais solidárias, e possamos ter mais doações para fazer um Natal Feliz para todas as crianças carentes de São Sebastião.”
É frequente a falta de brinquedos para atender a todos. William explica, no entanto, que o número de brinquedos é complementado com brinquedos comprados, como ocorreu no Dia das Crianças. “Somos gratos ao Movimento e aos moradores do Jardim Botânico, mas este ano faltou muito brinquedo, então foi impossível até mesmo completar o número para atender a demanda. Por isso elegemos uma pequena comunidade de pessoas carentes, com cerca de 60 famílias.”
O acampamento Tiradentes existe há 7 anos e fica localizado nos arredores de São Sebastião. Hoje pouco mais de 60 famílias moram no local, em barracos de madeira improvisados, e se alimentam do que produzem. “Precisamos de um lugar para morar, é difícil demais morar debaixo da madeira, o vento quando vem forte derruba tudo (…) se tivermos onde plantar e morar, vamos nos alimentar melhor e alimentar mais pessoas”, explica dona Francisca Silva, uma das moradoras. “O Natal vai ser mais feliz graças a visita de vocês!”, agradeceu. O acampamento tem duas hortas, uma comunitária e outra que funciona com o sistema de agro-jardim, garantindo produção sem agrotóxico. “O que não é consumido pelas família é vendido em uma banca na feira de São Sebastião aos domingos”, explicou Francisco Dutra, vice-presidente da ATTRAT. “O que arrecadamos na feira é utilizado para compra de sementes e insumos”.
JB Solidário
O projeto consiste em uma atividade permanente de arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e material escolar junto a comunidade do Jardim Botânico. As doações são recolhidas, triadas e distribuídas para famílias carentes de São Sebastião, previamente cadastradas através de parceria feita com outra OSCIP chamada IBRAS (Instituto Brasil Sustentável para Promoção da Cidadania). As famílias são visitadas e as doações são direcionadas para suas principais necessidades. A distribuição também ocorre em duas datas fixas, 12 de outubro (dia das crianças) e o último domingo antes do Natal, como forma de permitir que pessoas carentes tenham a oportunidade de comemorar essas festas. Nessas ocasiões são organizados eventos para entrega das doações, principalmente dos brinquedos para as crianças.
O projeto é fruto de parceria entre o Movimento e o IBRAS, uma OSCIP de São Sebastião que coleta as doações e organiza a distribuição dos donativos às crianças carentes.