Há aproximadamente 20 dias a Administração Regional do Jardim Botânico transferiu sua sede. Antes localizada no Jardim Botânico Shopping, muda para prédio regularizado e recém inaugurado no Jardim Botânico 3, com estacionamento amplo e facilidade de atendimento da população.
Funcionando de forma improvisada há anos no Jardim Botânico Shopping, a Administração Regional do Jardim Botânico foi intimada a mudar de endereço pelo Ministério Público do DF. O motivo é simples. Como o órgão governamental responsável por emissão de alvarás e habite-se, sem os quais o cidadão não pode construir, nem ter a documentação regularizada de seu imóvel, poderia estar em local irregular? Para os promotores não valia a máxima do “façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço”!
O novo endereço traz novas facilidades para a comunidade, além do estacionamento próprio e bicicletário, que proporcionam comodidade para cidadãos e servidores. A maior parte do atendimento ocorrerá no pavimento térreo, principalmente os serviços primários como protocolos de recebimento de documentos. Todas as salas são equipadas com acesso a portador de necessidades especiais (PNE).
A mudança foi adiada reiteradas vezes, primeiro por falta de imóveis em condição regular no bairro, depois pela possível dissolução da Administração Regional do Jardim Botânico pela gestão Rollemberg e, depois da decisão de reativação do órgão, pela demora comum no processo licitatório de locação da nova sede.
O administrador regional, Nilton Reis, atendeu reportagem do Portal Movimento e mostrou as novas instalações. Antes de sua gestão, a administração funcionava de forma interina em conjunto com o Lago Sul, com apenas 29 servidores para atender as demandas de todo Jardim Botânico. Com isso, processos administrativos atrasaram, o bairro ficou praticamente sem representatividade junto ao GDF e figurou sempre como uma das RAs com menos investimento em infra-estrutura. Com o fim da interinidade e a total reativação da Administração Regional, ocorrida no início de julho deste ano, novos servidores foram contratados e atualmente a Administração conta com 78 servidores, entre eles: arquitetos, engenheiros e topógrafos. “A intenção é melhorarmos a estrutura para melhor atender a comunidade, a antiga sede não comportava o número de servidores”, afirmou Nilton Reis.
A mudança ainda não está completa. O Espaço do Empreendedor ainda está em fase de implantação e futuramente ministrará cursos de capacitação direcionados a empreendedores locais. A falta de espaço inviabilizava a Administração Regional do Jardim Botânico de manter vários convênios que ajudam na manutenção do bairro, como os convênios de ressocialização de trabalhadores presos da FUNAP. Com o novo endereço, esses convênios poderão ser reativados e serviços de manutenção básica serão retomados, como retirada de faixas, pequenos reparos, pintura de meio-fios, capinagem, dentre outros.
A Administração ocupará, além de ambientes no térreo, salas no segunda andar do prédio com três coordenações: COLOM, coordenação responsável por atender serviços de obra e manutenção do bairro (alvará); COAG, que trata dos fluxos internos da Administração; CODES, responsabiliza-se pelo desenvolvimento econômico e social da região. Além de contar com uma sala para o CONSEG do Jardim Botânico e do Tororó.
Serviço:
Administração Regional do Jardim Botânico – RA-XXVII
Novo endereço: SHJB – Av. das Paineiras , EQ 03/05 Bl. A Ed. Jardim Imperial – 2º pavimento – Jardim Botânico 3 – Brasília-DF
Telefone: (61) 9 9204-4970