Falta de mobilidade e mapeamento comprometem a segurança da região

ERRATA: Eleições do Conselho Comunitário de Segurança do JB
agosto 15, 2019
Jardim Botânico completa 15 anos – Confira a programação da festa!
agosto 23, 2019

Falta de mobilidade e mapeamento comprometem a segurança da região

O Localize Altiplano é um aplicativo de mapeamento/navegação criado e alimentado por moradores da região e está disponível tanto para IOS quanto para Android.

Apesar de existirem atualmente diversos aplicativos de localização, estes nem sempre acompanham as rápidas mudanças e novas construções que surgem na região. O aplicativo Localize Altiplano,  criado pelo morador da região Leobertino Rodrigues Lima, Diretor de Meio Ambiente da Associação de Produtores Rurais do Altiplano Leste e Coronel da Reserva da Polícia Militar,  está voltado para solucionar problemas de localização, navegação e segurança, integrando a comunidade do Jardim Botânico, produtores e a Polícia Militar.

A região do Jardim Botânico e adjacência, que cresceu rapidamente e nem sempre de forma ordenada, é rica em empreendedores e produtores de cultivos orgânicos, cujo consumo tem alta demanda, mas nem sempre produtor e consumidor se encontram com facilidade e com segurança. 

Randolfo Martins Oliveira, produtor rural de galinhas, ovelhas, frutas e pequenas horta e residente desde 1993, relata um pouco do que sente sobre a falta de mapeamento adequado da região.

As dificuldades são diversas, desde os pedidos de socorro onde as viaturas e ambulâncias não conseguem chegar por falta de sinalização, à simples entregas de bens e serviços como farmácias e insumos como sementes, adubos…” afirma Randolfo. Segundo ele, os Correios também têm dificuldades em realizar as entregas pelos CEPs. 

No quesito segurança, Maria Irani Carneiro, moradora há 11 anos do Altiplano, afirma que nos últimos seis anos os furtos e roubos aumentaram e, em casos de emergência,  a localização ou a falta dela funcionou como fator decisivo na atuação da polícia rural local, que não atende apenas o Altiplano Leste. 

Tivemos uma situação onde a casa do vizinho aqui em frente aqui da chácara foi assaltada e  ele e os vizinhos foram amarrados e apesar de termos o contato da polícia comunitária e da rural, eles só conseguiram chegar nos localizar 1 hora depois, a dificuldade em encontrar o local foi muito ruim”,  relata Irani. 

Segundo Leobertino, idealizador do aplicativo, o mapeamento pode ser um pouco complexo devido ao crescimento desordenado da região, onde fazendas foram desmembradas em chácaras e condomínios, muitas vezes sem uma lógica de navegação. Até o momento, 50 chácaras e 05 condomínios foram registrados no aplicativo. 

“Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e, para cadastrar seu endereço, é necessário pedir permissão. Adicionamos o local indicado após verificamos antes se a pessoa é realmente moradora da região. As propriedades rurais são cadastradas pelo nome e os condomínios também estão sendo cadastrados”,  explica Leobertino. 

Em caso de calamidades ou rompimento da barragem do Paranoá

O aplicativo mostra os pontos de encontro, estabelecidos pela Defesa Civil, em um local fora da área de impacto direto, em caso de rompimento da barragem do Paranoá. Eles trazem informações como número de telefone de órgãos de emergência e recomendações para a população. Também podem ser alocados equipamentos e alimentação não perecível. 

Fonte: Plano de Contingência Barragem do Paranoá. Defesa Civil/CEB.

Serviço - Localize Altiplano:
Android
IOS

2 Comentários

  1. Thomas disse:

    muito boa a iniciativa.

    No próprio Google Maps aconselho a todos a atualizar o nome de suas ruas de condomínios. Alguns que eu enviei foram aceitos, outros não.

    Como fazer isso?
    Ver aqui:

    https://support.google.com/maps/answer/3094088?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

    Outro site muito bom é o Open Street Map.

Deixe um comentário