Combate à dengue: Secretaria de Saúde recolhe itens sem uso

Comunidade do JB e Mangueiral renovam parceria com a PMDF
novembro 21, 2019
Administração Regional convida: reunião sobre mobilidade urbana com o DETRAN-DF
novembro 25, 2019

Combate à dengue: Secretaria de Saúde recolhe itens sem uso

A ação de prevenção contra a proliferação do mosquito ocorre no Jardim Botânico e é apoiada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Administração Regional do Jardim Botânico e o Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, de São Sebastião

Todo ano são registrados índices cada vez mais preocupantes de crescentes epidemias de dengue que ocorrem em todo o país. Para interromper o ciclo de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, a Secretaria de Estado de Saúde do DF está promovendo mutirões de coleta em parceria com as Administrações Regionais em todos os bairros do DF. Serão recolhidos itens sem utilidade e que estão esquecidos ao relento. 

No Jardim Botânico, a 1ª etapa da coleta inicialmente contemplará 5 condomínios e será realizada a partir desta terça-feira (26/11), das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, até o dia 29 de novembro. Confira abaixo os cinco primeiros condomínios selecionados para a coleta de inservíveis, de acordo com os índices de infestação predial (IIP) e o  Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa):

Clique para ampliar a imagem

Os índices epidemiológicos apontados pelo IIP e o LIRAa são preocupantes para a região. O Jardim Botânico fechou o segundo semestre deste ano com 3% de infestação predial enquanto São Sebastião registrou  1,08%. “O índice normal, é em torno de 1%. Os condomínios escolhidos apresentaram números elevados, por isso são prioritários.” afirma Milton Coutinho, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de São Sebastião. 

O período das chuvas é ideal para se realizar a coleta dos itens que estão sem uso, portanto potencialmente foco de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. “Retirando estes recipientes, diminuímos o índice de proliferação do mosquito em cada condomínio. Os ovos precisam apenas de água para eclodir”, explica Coutinho. 

O fumacê também será utilizado nesta ação. Intercalado à coleta dos inservíveis será montado o cronograma de passagem do caminhão de fumacê para a aplicação do inseticida e larvicida nas residências dos condomínios escolhidos. A divulgação será realizada para que portas e janelas sejam abertas, a fim de que o produto tenha maior eficácia.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário