Da Redação do MCJB – 04/05/16
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DF-463 – Fonte: Google |
A intervenção na DF-463, que já dura mais de seis anos e sofreu diversos adiamentos, é suspensa pelo IBRAM devido a problemas na drenagem de águas pluviais.
A suspensão vai afetar a obra de duplicação dos 3,9 quilômetros da DF-463, principal saída para quem reside nos Jardins Mangueiral e em São Sebastião. Pista de mão dupla, é constantemente palco de batidas frontais e atropelamentos. De acordo com o DER – Departamento de Estradas de Rodagem, nos últimos quatro anos 11 pessoas morreram em acidentes na rodovia. A duplicação tem orçamento de 6,7 milhões de reais e estava prevista para terminar em outubro de 2015.
A DF-463 não é apenas a principal via de saída de São Sebastião (clique
aqui para ver no mapa), mas também atende parte dos moradores do Jardim Botânico, principalmente do Jardim Botânico 3 e do Jardins Mangueiral. É uma pista de mão dupla, com asfalto precário, convivendo diariamente com acidentes, devido ao grande tráfego de veículos.
A obra foi iniciada no governo Arruda e a expectativa era se finalizasse ainda em 2015. Mas, depois de 6 anos de espera, os usuários da pista terão de aguardar mais. O cumprimento da promessa do novo governo, ainda em 2015, esbarrou no IBRAM, que sinaliza falha no projeto de captação e escoamento de águas pluviais.
O diretor do DER, Henrique Luduvice, informa que as interrupções tem acontecido por falhas no projeto original da pista, como é o caso da drenagem de águas. “Não era um problema do DER e sim do projeto de drenagem do Jardins Mangueiral e agora querem que nós resolvamos”, afirmou. O IBRAM exigiu uma adequação ao projeto para liberar a licença ambiental definitiva, que ainda não tem data para sair. “Este é o 3º projeto que faremos para esta via e, se conseguirmos rapidamente a licença, em até 3 meses entregamos a primeira parte da obra”, prometeu Luduvice.
A segunda etapa do projeto consiste na recuperação do asfalto antigo, que será totalmente refeito. Segundo o DER, a pista ampliada desafogará o tráfego, principalmente nos horários de pico. Com o caixa do GDF em baixa, o DER solicitou empréstimo para concluir esta obra, que espera finalizar ainda em 2016.