Da Redação do MCJB – 06/05/2016
|
Movimento se reúne com diretor presidente do DER, administração regional e representantes do comércio do Jardim Botânico |
A já anunciada obra emergencial no estacionamento do comércio do Jardim Botânico é confirmada pelo Diretor Geral do DER para a segunda quinzena de maio.
Em encontro com integrantes do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, que contou com a presença do novo Administrador interino do bairro e sua equipe, a diretoria do DER confirmou a data para a intervenção no estacionamento, explicando os motivos do atraso.
Henrique Luduvice, diretor geral do DER, atribuiu os adiamentos à falta de recursos para sua efetivação. Por isso, afirma Luduvice, a própria equipe interna do DER terá de realizar a reforma emergencial do estacionamento tão logo finalize reparos na área do Park Way. O deslocamento da equipe deverá ocorrer em, no máximo, duas semanas, informou o superintendente de obras, Cristiano Cavalcante.
O diretor do DER lembrou a difícil situação financeira do GDF, o que vem dificultando a realização de projetos em todo o DF. Todas as obras em execução no momento só foram possíveis graças a empréstimos ou com a utilização da própria equipe do DER, que é pequena e insuficiente para atender todas as demandas.
Luduvice contou que vem solicitando aos órgãos de trânsito que permitam a utilização dos valores arrecadados com as multas de trânsito em obras de infraestrutura viária. Atualmente esses valores só podem ser destinados para investimento na educação para o trânsito e nas áreas de engenharia e fiscalização.
Demais solicitações do Movimento para mobilidade estão em estudo
A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, lembrou ao diretor do DER sobre as outras demandas tratadas no último encontro (relembre
aqui). São destaques: a construção da via alternativa à Estrada do Sol; as passagens subterrâneas na DF-001, em frente ao comércio do Jardim Botânico; a finalização da obra de intervenção no balão da ESAF; a construção das rotatórias em cruzamentos perigosos, principalmente na entrada dos condomínios do São Bartolomeu; as baias (recuos) das paradas de ônibus da DF-001; entre várias outras já solicitadas formalmente pelo
Movimento.
Luduvice solicitou ao superintendente de obras, Cristiano Cavalcante, vistoria in loco, em conjunto com servidores da Administração Regional do Jardim Botânico e membros da comissão de mobilidade do Movimento, com o objetivo de identificarem soluções que permitam intervenções imediatas e rápidas. “A Administração Regional do Jardim Botânico tem verbas para pequenas intervenções previstas no orçamento deste ano. Se o DER autorizar, a própria administração pode contratar para atender essas pequenas demandas”, ponderou Rose Marques, presidente do Movimento.
1 Comentário
Muito boa a iniciativa, sugiro também acelerar a questão da melhoria dos acessos da via principal (frente esaf) para entrada direta tanto para a avenida do sol como para a dom bosco, isso facilitaria o acesso com melhor escoamento do fluxo pela manhã e final da tarde; e diminuiria o congestionamento em todas as vias.