O jantar foi um sucesso! Cerca de 200 pessoas participaram para contribuir com os refugiados. Confira como foi e saiba como continuar ajudando neste importante projeto social.
Na noite de quinta-feira (14/11), as diferenças religiosas e ideológicas foram postas de lado para se alcançar um único objetivo em comum: ajudar quem precisa. O MCJB, representando a sociedade civil organizada, em união com comunidades religiosas das regiões do Jardim Botânico e São Sebastião, se uniram para realizar o 1º Jantar Solidário e Beneficente do Jardim Botânico, em prol do projeto SOS Venezuelanos, que auxilia mais de 200 famílias de refugiados na região.
Durante o jantar, o comandante Major Bruno Rocha e Major Panisset, da Polícia Militar, foram homenageados pelo trabalho realizado de redução da criminalidade na região. Também foi anunciado a renovação do convênio de segurança com o 21º Batalhão de São Sebastião.
A comunidade católica do Jardim Botânico participou com o empréstimo de salão, cozinha, mesas e cadeiras para a realização do evento. Já a comunidade evangélica de São Sebastião doou os alimentos que foram preparados pelos próprios refugiados no jantar. A comunidade espírita de São Sebastião ajudou na decoração do evento e a comunidade budista doou os brindes do animado bingo.
A comida foi um dos pontos altos do evento, muito elogiada por todos os presentes. Foi servido um delicioso risoto de carne com salada e uma saborosa sopa venezuelana. Quase todo mundo repetiu!
A proposta, até então inédita na região, rendeu bons frutos a todos que participaram. Foram vendidos quase 200 convites e arrecadados cerca de R$5 mil para o projeto (acompanhe as contas do projeto clicando aqui). O valor será utilizado para custos urgentes dos refugiados, como aluguel de famílias que ainda não conseguiram trabalho, compra de uma tenda para o centro de triagem de doações aos refugiados, aquisição de remédios e outros itens de necessidade emergencial que normalmente não se obtém por doação, como fraldas, colchões, dentre outros.
Para Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, parcerias e projetos como estes devem ser preservados. “Agradeço a todos que estão ajudando, em especial as comunidades religiosas que foram as primeiras a receber e auxiliar os refugiados. Estamos muito felizes em poder ajudar e confraternizar ao mesmo tempo.”, comemorou a presidente. Rose também convidou os presentes a continuarem o trabalho de amparo aos refugiados, escolhendo no site do projeto, criado pelo MCJB, uma das formas de auxílio disponíveis.
Homenagem e o apoio da comunidade
A homenagem ao comandante Major Bruno Rocha e Major Panisset foi um reconhecimento ao trabalho realizado pela corporação, responsável pela cobertura de todo o Jardim Botânico, São Sebastião, Jardins Mangueiral e Tororó. Neste ano, todos os índices de criminalidade caíram, alguns com grande destaque, como o feminicídio na região, reduzido em 70%, e os 90 dias sem furtos a coletivos. Tudo isso, com o efetivo (quantidade de policiais) reduzido.