Cercamentos e controle de acesso: o debate volta e interessa ao JB
março 21, 2023
O que foi atendido pelo DER, das soluções para o trânsito enviadas pelo MCJB?
março 27, 2023

Jardim Botânico pede soluções ao GDF

A pauta do bairro inclui mobilidade, regularização, desenvolvimento urbano e pedido de mais diálogo do governo com a comunidade.

Por Redação MCJB – 23/03/2023

O MCJB, instituição representativa de mais de 60 condomínios localizados na RA-XXVII Jardim Botânico, se reuniu no dia 21/03 com o secretário de governo do DF, José Humberto Pires, para tratar dos problemas urbanos cada vez mais graves sofridos pela comunidade. Dentre as principais reivindicações foi abordado o conjunto de problemas em quatro áreas principais: mobilidade, regularização, desenvolvimento urbano desordenado e dificuldade de diálogo com o governo.

Presentes pelo GDF: José Humberto e seu secretário e pela comunidade: Livino Silva, Rose Marques, Maria Amélia, Maria José, Lucimar, Sula.

De todos os problemas relatados ao secretário o mais agudo é o da mobilidade. O leitor poderá acompanhar as inúmeras tratativas através deste link. A demora nas obras viárias, a falta de um terminal de ônibus, a concessão de linhas exclusivas de transporte coletivo, o colapso de vias de ligação da cidade, principalmente a Estrada do Sol e na DF-001, foram algumas das situações relatadas. As reivindicações levadas pelo Movimento para soluções pontuais, tais como a via alternativa para a Estrada do Sol (saiba mais aqui) e a criação de faixa de reversão nos horários de pico entre o balão da JK e a L4 Sul, foram prioridade na pauta uma vez que não há qualquer resposta do governo.  

Os entraves burocráticos nos processos de regularização, em especial daqueles condomínios em área particular, os altíssimos e quase inviáveis custos e taxas para se obter a regularização são temas que estão congestionando as linhas de diálogo com o governo e, portanto, precisam de uma urgente ação governamental. Nesse particular foi solicitado o apoio da SEGOV no sentido de entrar como interlocutor nessa linha descontinuada de comunicação. 

Também foi pedido apoio para a realização do 4º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico, previsto para junho deste ano.

Outros problemas relatados foram: desenvolvimento desordenado da cidade em franca ascensão, falta de equipamentos públicos básicos para a população (principalmente escolas, bombeiros e polícia militar), falta crônica de iluminação pública, constantes quedas de energia, aumento de obras irregulares, sem fiscalização, até mesmo de prédios, que ferem as diretrizes urbanísticas básicas da região, tudo isso em uma cidade já inchada e carente do serviço público.

Por fim, os diretores presentes à reunião reclamaram da dificuldade de interlocução com o governo. Apesar de um bom relacionamento com a Administração Regional do Jardim Botânico, outros órgãos públicos têm tomado decisões que impactam diretamente o JB sem dialogar com a comunidade. O presidente do MCJB, Livino Silva, reclamou principalmente da demora na implantação do Conselho de Planejamento do Jardim Botânico, uma determinação da Lei Orgânico do DF que já deveria estar ativo na cidade.

Livino concluiu que a reunião foi positiva, “a reunião foi muito boa, o secretário foi receptivo e sensível com os problemas da região, prometeu fazer uma interlocução junto com os órgãos competentes para buscar soluções o mais prontamente possível”, afirmou o presidente do MCJB. O secretário afirmou estar ciente e se mostrou preocupado com as situações relatadas. Concordou com os diretores que os problemas precisam ser solucionados e se comprometeu a dialogar com os órgãos competentes. 

 

 

 

Quer ficar por dentro e receber as nossas notícias?
➡️ Entre no nosso Grupo de Notícias 📳 do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/COJDJLhJIjGJJX3VFjtYXs

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:👇
https://www.instagram.com/movimentojb/
https://pt-br.facebook.com/movimentojb/

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

 

 

Deixe um comentário