Edição extra do Diário Oficial publicou, na última segunda-feira (03/04) a aprovação do Projeto Urbanístico de Parcelamento do Solo Urbano no Jardim Botânico, confirmando mudança no projeto de revitalização da Feira do Produtor.
Por Redação MCJB – 10/04/2023
O projeto está localizado na Região Administrativa do Jardim Botânico, lotes 1 a 8, atrás da Feira do Produtor. A publicação confirma a mudança da proposta original de revitalização da Feira do Produtor do Jardim Botânico, que o Portal do MCJB já havia apurado (relembre aqui).
O decreto nº 44.399, que traz a aprovação, já entrou em vigor e define a área para lotes de uso misto (comercial, prestação de serviços e institucional), incluindo três lotes de uso residencial, com área de 1.600,00 m² cada, somando um total de 4.800,00 m². Cada lote
residencial poderá conter até 55 apartamentos.
Segundo o GDF, o projeto visa oferecer à comunidade do Jardim Botânico um espaço com possibilidade de novas moradias e comércio em um conceito de integração a um parque urbano, na intenção de atrair novos investidores, gerar mais empregos e também possibilitar o lazer.
Os documentos urbanísticos oficiais serão disponibilizados no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) nos próximos dias, mas a prévia foi apresentada pela TERRACAP e CONPLAN em Dezembro de 2022 e divulgadas aqui no Portal.
Parte da comunidade vê com apreensão a construção de mais moradias sem a devida previsão de equipamentos públicos. Na proposta inicial feita pelo MCJB, a destinação prevista dessa área seria para equipamentos públicos, com a construção de um quartel dos bombeiros, delegacia, batalhão de polícia militar e a sede definitiva da administração regional da cidade.