Onde se encontrava produtos orgânicos com qualidade? Nas feiras, claro! Aí veio a pandemia. O modelo se fragilizou e a urgência em se encontrar a solução fez surgir o Clube de Orgânicos, que driblou a pandemia e criou a feira online. Quem quiser pode comprar agora pelo site, com direito a descontos especiais, muita qualidade e entrega em casa garantida.
Diante da enorme demanda pelo sistema online, Elber Queiroz de Andrade, agrônomo e produtor de orgânicos, inovou e criou o Clube de Orgânicos do JB, feira online de produtos orgânicos, que atende toda a região do JB e já conta com uma rede de produtores locais. Entre os muitos efeitos econômicos da pandemia, que gerou impacto e impôs mudanças na rotina das pessoas e das empresas, uma delas foi a necessidade de se repensar o comércio, forma de distribuição e entrega de produtos, especialmente no ramo alimentício.
E os empreendedores da área fizeram o dever de casa. Tanto que, apesar dos efeitos econômicos negativos, sindicatos e associações de produtores orgânicos registram que a venda desses produtos pela internet aumentou durante o primeiro semestre de 2020. O modelo de comércio que gera aglomeração de pessoas agoniza. As restrições impostas para combater o contágio afetaram profundamente as feiras, inclusive a do Jardim Botânico. A saída foi inovar e organizar a “feira online”, que disponibiliza produtos em plataforma para compras online e entrega em casa.
“Eu que tenho filhos pequenos e estou em teletrabalho, percebo que a pandemia tornou a vida muito corrida e agora o programa do final de semana, de passar a manhã na feira, virou um risco. O sistema de compra e entrega, além de minimizar este tipo de risco, garante a otimização de nosso tempo”, relata Carla Vidigal, moradora do condomínio Estância Quintas da Alvorada.
Elber, que também é membro do Sindicato do Produtores Orgânicos do DF (sindiorgânicos), relata as vantagens do modelo proposto de compras. “Além de aumentar a renda dos produtores que tiveram prejuízos inicialmente com o fechamento das feiras, a comunidade continua consumindo os produtos que deseja, com maior eficiência na entrega. Além do caráter social, temos a parte ambiental, uma vez que os produtos cultivados com técnicas agroecológicas utilizam práticas regenerativas do solo”.
Em parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico, o Clube de Orgânicos do JB oferece condições especiais para os moradores de condomínios associados ao Movimento. A ideia do Clube é que as taxas de entrega se reduzam de acordo com a quantidade de pedidos feitos por condomínio. Os condomínios associados ao MCJB tem 10% de desconto no primeiro pedido (valor mínimo de R$50,00), com isenção da taxa de entrega para os condomínios do Altiplano Leste à Avenida do Sol.
Antônio Manoel Timbó, morador do condomínio Ville de Montagne, é servidor do Ministério do Meio Ambiente e aderiu ao Clube. “Esta é uma iniciativa fantástica principalmente em um momento em que eu tenho que estar em isolamento social. Eu consigo entrar em um site, defino o que quero, como quero, a quantidade e no dia programado eu tenho o produto na minha porta”.