Mapa da coleta seletiva: Confira o resultado do relatório

MCJB pede apoio parlamentar para atender demandas do JB
julho 7, 2021
Amorville prorroga prazo para apresentação das propostas de projeto luminotéctico em LED
julho 19, 2021

Mapa da coleta seletiva: Confira o resultado do relatório

MCJB realizou pesquisa sobre destinação dos resíduos sólidos gerados pelos condomínios do bairro. Querem saber o resultado? 43,6% não realizam coleta seletiva! 84,6% não destinam corretamente os resíduos orgânicos e apenas 38,5% realizam campanhas de conscientização ambiental dentro do condomínio. 

Com o objetivo de identificar como os 67 condomínios do Jardim Botânico fazem o descarte dos resíduos e se possuem alguma ação voltada para a educação ambiental, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) enviou em 2020 questionário aos condomínios. Trinta e nove condomínios responderam. 

Confira os resultados no relatório 

O questionário foi enviado para os e-mails dos condomínios para serem respondido por seus representantes. No período de Junho a Dezembro de 2020, do total de 67 condomínios, 39 responderam ao questionário.

Uma das missões do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) é transformar a região em um bairro Lixo Zero. Nesse sentido, busca desde a sua fundação, em 2015, esclarecer a comunidade por meio de ações sustentáveis de cunho social, econômico e ambiental. Exemplo disto é o trabalho de Coleta Seletiva Inclusiva realizado com cooperativas e associações de catadores.

Hoje, aproximadamente 13 condomínios horizontais, incluindo o Jardins Mangueiral, dispõem dos serviços de profissionais da coleta seletiva inclusiva. E assim, auxiliam centenas de famílias a garantir renda, trabalho digno e a reduzir a incidência de doenças, morte de animais, poluição e contaminação dos recursos hídricos e a exploração dos recursos naturais.

Em 2019, o MCJB assinou o Acordo de Cooperação Técnico com o Instituto Lixo Zero por um Bairro Sustentável. O objetivo principal é reduzir a quantidade de lixo que seria destinado aos aterros sanitários, sendo 60% para o lixo seco e 90% para os orgânicos, até o ano de 2025. A renovação do ACT foi assinado durante o 3º Workshop de Regularização e Urbanização do JB. 

Podemos fazer melhor!

A falta de meios para se obter contato com aproximadamente 28 condomínios das regiões procuradas pelo MCJB dificultam o mapeamento, o alcance das campanhas e ações voltadas à soluções ambientais e de gestão dos resíduos.

Deixe um comentário