MCJB apresenta agenda para 2019 e faz balanço de 2018

Ouro Vermelho I ganha prêmio por ações sustentáveis
dezembro 13, 2018
Administrador do JB começa sua gestão ouvindo a comunidade
janeiro 15, 2019

MCJB apresenta agenda para 2019 e faz balanço de 2018

O ano de 2018 mostrou a força da união comunitária. Através do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, a comunidade finalmente colocou sua impressão digital como bairro, provando que pode delinear  soluções. O intenso e movimentado ano de trabalho foi avaliado pelos associados na Assembleia Geral Extraordinária, em 7 de dezembro. E, para fechar o ano, síndicos, parceiros e voluntários selaram a parceria de um ano com uma confraternização.

AGE - Movimento Comunitário do Jardim Botânico - 07/12/18

AGE de aprovação do Relatório de Atividades de 2018 e do Planejamento de 2019

Na última AGE de 2018, os associados do MCJB aprovaram o balanço geral das atividades do ano e o planejamento para 2019. Na agenda do próximo ano estão projetos solicitados pelos síndicos associados, coordenadores de projetos e de comissões de trabalho. O Relatório de Atividades de 2018, que você pode conferir clicando aqui, destacou as principais atividades realizadas pelo Movimento durante o ano. Conforme determinado no planejamento de 2018, eventos públicos foram suspensos devido às eleições e o MCJB trabalhou com dois focos principais: Sustentabilidade e Relações Institucionais.

Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Assinatura do termo de cooperação entre o MCJB e o Instituto Lixo Zero, em parceria com a Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral e a Administração Regional do Jardim Botânico – Dezembro de 2018

Sustentabilidade: da Coleta Seletiva Inclusiva ao Lixo Zero
Neste campo, o projeto JB Sustentável, que tem como meta transformar o Jardim Botânico no primeiro bairro autossustentável do Brasil, até 2030, avançou consolidando a coleta seletiva inclusiva e iniciando novos projetos e parcerias. O número de condomínios atuando na coleta seletiva inclusiva passou de 3 para 9, em apenas um ano, de dezembro 2017 a dezembro de 2018. O trabalho da coleta inclui reciclagem e ação social, gerando uma das estatísticas que mais orgulha o MCJB. Eram 9 famílias de catadores atendidas pelo projeto no final de 2017 e hoje são 45 famílias. Essas famílias viviam com renda abaixo da linha da miséria e agora estão registrando renda média mensal de R$1.186,00, com a ajuda da coleta e venda de material reciclável recolhido nos condomínios!

Movimento Comunitário do Jardim Botânico - Coleta Seletiva Inclusiva

Agradecimentos ao MCJB feitos por Cristiane, presidente da Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, do Paranoá e por João Santana, presidente da Cooperativa de Catadores Ecolimpo, de São Sebastião, durante AGE de 07-12-18

A coleta seletiva foi tema da 3ª Virada do Cerrado, evento da Secretaria do Meio Ambiente, apoiado pelo MCJB, que participou ativamente. Já no final do ano, o Movimento firmou parceria com o Instituto Lixo Zero, que visa a redução em 90% da produção de lixo no bairro.

Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Shirley Hauff, do JB Sustentável, em curso sobre alimentação saudável para os catadores de material reciclado da Ecolimpo – São Sebastião

A saúde alimentar dos catadores envolvidos na coleta seletiva inclusiva também foi preocupação do Movimento. Shirley Hauff, do JB Sustentável, desenvolveu o tema e ministrou palestras nas cooperativas com o objetivo de explicar a importância da alimentação para os trabalhadores. Em paralelo a esse trabalho, o Movimento entrega, duas vezes por mês, cestas de frutas e verduras para suas famílias, que  assim colocam em prática o que aprenderam com Shirley.

Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Lançamento do projeto JB Solar – Foi promovido o Café da Manhã da Sustentabilidade, com a presença de síndicos e moradores.

Ainda no campo da sustentabilidade, foi iniciado o projeto JB Solar. É o sonho de gerar a própria energia elétrica, solar, limpa e renovável, se tornando realidade. O custo é reduzido e há facilidade de financiamento.

Um dos equipamentos adquiridos para reparo na antena de rádio da PM.

 

Segurança
Quanto ao tema segurança, o Movimento consolidou o projeto Comunidade Vigilante e a manutenção do Serviço de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato (SMAPI) nos condomínios e no comércio do Jardim Botânico. Com isso, houve uma sensível redução nos índices de criminalidade na região e a segurança foi sentida pela maioria.

O projeto também gerencia um fundo comunitário de segurança, para manter os custos do SMAPI e ajudar a Polícia Militar do DF. Recentemente, com o dinheiro do fundo, o Movimento providenciou o reparo da antena de rádio do 21º Batalhão da Polícia Militar.

 

 

Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Professor José Pacheco, na 1ª formação da Rede de Comunidades de Aprendizagem

Projetos Educacionais
O tema educação foi destaque no ano de 2018. O Movimento participou ativamente na implementação da Rede de Comunidade de Aprendizagem, com o renomado professor português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, em Portugal. O primeiro treinamento dos educadores que participarão deste projeto ocorreu no MCJB.

 

Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Sheila Voos do Supera Jardim Botânico promove no Maxx! Produtividade

Em dezembro, o MCJB promoveu o Workshop Maxx! Produtividade, onde os participantes aprenderam na prática ferramentas para aumento de produtividade com maior qualidade de vida.

Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Governador eleito, Ibaneis Rocha, foi um dos entrevistados pelo projeto Comunidade Consciente e assinou carta compromisso com a comunidade do JB, nas eleições de 2018

Relações Institucionais
Durante o período eleitoral, o Núcleo de Relações Institucionais (NRI) do Movimento desenvolveu plataforma  online para o eleitores do bairro, denominada Comunidade Consciente. Todos os candidatos a cargo eletivos do DF, com destaque para os candidatos a governador,  foram convidados a apresentar suas propostas para a região do Jardim Botânico. Várias entrevistas foram realizadas, gravadas e divulgadas. Através da plataforma, os eleitores tiveram contato com candidatos que responderam suas perguntas e ainda assinaram carta compromisso com a comunidade. Suas propostas para o bairro ficaram disponíveis na plataforma.

Novo prédio da Administração Regional do Jardim Botânico

Ainda dentro do tema relações institucionais, o NRI trabalhou para o avanço e conclusão dos estudos da nova poligonal, que coloca a Região Administrativa do Jardim Botânico como a 5ª maior RA do DF. Outra conquista do Núcleo foi a reativação da administração regional do Jardim Botânico, que se tornou independente do Lago Sul e tem nova sede regularizada em prédio do Jardim Botânico 3, oferecendo aos usuários e funcionários mais espaço e comodidade.

Criançada fez fila para receber os brinquedos.

O projeto JB Solidário organizou, em parceria com o Instituto Brasil Social (IBRAS) e a Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, no Paranoá Parque, a festa do Dia das Crianças de 2018. Os pequenos desta cidade, que não costumam ganhar presentes no dia das crianças, se divertiram com os brinquedos alugados exclusivamente para a festa, saborearam os lanches preparados pelos parceiros e, claro, receberam muitos presentes.

Convênios e Negócios
O ano também foi especial para o departamento de Convênios e Negócios do Movimento, responsável por firmar parcerias e estabelecer convênios que sejam vantajosos para os associados. Dentre as parcerias de destaque está o convênio para obtenção de crédito imobiliário, que propõe uma nova forma de aposentadoria, os convênios educacionais que oferecem descontos de até 30% em mensalidades escolares, desde o tradicional colégio católico Dom José, até o novo colégio militar, Marechal Duque de Caxias, além dos  descontos de até 55% em universidades, como na Fortium, e convênios especiais como o método Supera, que concedeu descontos para uma verdadeira academia do cérebro. Também foram estabelecidos convênios para a saúde. É o caso do Estúdio Ricardo Vilela, que promove uma ação diferenciada de exercícios físicos. Clique aqui e confira as centenas de descontos e benefícios que os moradores de condomínios associados ao MCJB tem direito.

 

Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB

Reunião de síndicos e moradores do Jardim Botânico com técnicos dos órgãos do GDF responsáveis pela regularização – Abril/2018

Regularização
No campo da regularização, o Núcleo de Regularização do Movimento (NRM) promoveu diversas reuniões com os órgãos do GDF,  responsáveis pelas ações de regularização. Também participou ativamente dos debates sobre a Lei de Muros e Guaritas, aprovada neste ano, essencial para os condomínios horizontais, proporcionando,  em conjunto com o Condomínio Solar da Serra, reunião formativa para os síndicos.

Aniversário
Dentro do campo institucional, o Movimento cresceu em idade e tamanho. Fez 3 anos de vida no dia 1º de setembro, junto com o aniversário da RA do Jardim Botânico, que completou 14 anos. Sua representatividade cresceu também. No início de 2018 eram 42 condomínios associados. Terminou o ano com 54 associados desta categoria. Em números de habitantes do bairro, para cada 10 existem 8 representados. São 56 mil pessoas associadas. Assim, o MCJB se consolidou como o legítimo representante da região administrativa do Jardim Botânico.  

O Movimento também se mudou para uma sala maior, no mesmo prédio, o que lhe permitiu acolher uma estrutura funcional mais adequada. Sua equipe administrativa conta hoje com 7 colaboradores diretos, dezenas de gestores de projetos e centenas de voluntários, que atuam direta ou indiretamente em algum dos 72 projetos em andamento.

Por fim, nós, do Movimento Comunitário do Jardim Botânico,  desejamos a todos que fizeram parte deste trabalho e a toda comunidade do Jardim Botânico um Feliz Natal e um 2019 cheio de alegrias e realizações.

Feliz Natal e Feliz 2019! São os votos do Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Deixe um comentário