Nova poligonal do JB avança e terá mais uma audiência pública

3ª Noite de Pizza da Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis
março 21, 2018
Regularização em debate! MCJB promove reunião entre condomínios associados e GDF
abril 4, 2018

Nova poligonal do JB avança e terá mais uma audiência pública

Se for aprovada, poligonal transformará o Jardim Botânico na 5ª maior Região Administrativa do DF e ajustará os limites geográficos do bairro. Mangueiral, Tororó, Itaipú e Altiplano Leste se integrarão ao JB. A segunda audiência pública será em 23 de março.

A segunda audiência pública para debater o projeto de lei complementar sobre os limites físicos das 31 regiões administrativas do Distrito Federal está marcada para 23 de março, no Museu Nacional (Esplanada dos Ministérios), a partir das 19 horas.

Pela nova poligonal, proposta pela SEGETH, aspectos técnicos e critérios urbanísticos, utilizados para o redesenho proposto para a região, tornarão a RA-XXVII do Jardim Botânico a quinta maior do DF em extensão geográfica (clique aqui e veja no mapa) e a 11ª no ranking populacional. Estima-se uma elevação de 100 mil habitantes para o JB.

Após as consultas públicas, o desenho das novas poligonais seguirá para análise do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (CONPLAN). Uma vez aprovado, o Executivo local encaminhará o projeto à Câmara Legislativa. A expectativa é que os distritais recebam o texto ainda no primeiro semestre de 2018.

Apenas 19, das 31 Regiões Administrativas do DF, têm seus limites geográficos demarcados e reconhecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela CODEPLAN. A falta de demarcação gera diversas distorções. O Jardim Botânico, por exemplo, é considerado uma região “nanica”, com apenas 26 mil habitantes. Os dados mais recentes, de 2010, não levaram em consideração a existência do Mangueiral, do Jardim Botânico 3, além de ignorar metade dos condomínios da Estrada do Sol, que foram absorvidos por São Sebastião. Com a nova poligonal, essas distorções serão corrigidas e será possível definir endereços para o cadastro territorial e criar o CEP para as localidades ainda não atendidas pelos Correios. A demarcação também é importante para a elaboração de ações na área da saúde, por exemplo, como campanhas de vacinação, que ocorrem normalmente em consonância com os dados populacionais.

A primeira audiência foi em 29 de novembro de 2017 (relembre aqui). Com a definição das poligonais, serão resolvidas dúvidas sobre a atuação das administrações e a prestação de serviços à comunidade.

2 Comentários

  1. Adélia Kalil disse:

    Que palhaçada. Nunca tivemos nada. Pelo menos nos últimos 28 anos que eu moro aqui. E ainda vamos ter que dividir o nada que temos.

  2. JoaoVicente Costa disse:

    Itaipu nao tem acento. Voces nunca acertam.

Deixe um comentário