Dos seis pontos que o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) apontou como problema e sugeriu soluções, apenas uma solicitação de fato foi atendida.
Por Patrícia Gusmão (Jornalista Voluntária do MCJB) – 13/03/2023
Desde de junho de 2022 o MCJB – Movimento Comunitário Jardim Botânico procura o DER – Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal com encaminhamentos que visem soluções paliativas para o trânsito cada vez mais caótico do Jardim Botânico. As propostas foram enviadas por meio de ofício (Of.034/2022), de maio do ano passado. Entretanto, o órgão só implementou uma delas.
O DER é responsável por toda circunscrição de vias do Sistema Rodoviário do Distrito Federal – SRD, do qual faz parte as vias da Região Administrativa do Jardim Botânico e iniciou obras importantes de melhora viária para região, como as duplicações da DF-140 e DF-001, o recapeamento da DF-463 e o início das obras do viaduto do balão da antiga ESAF. É dele a responsabilidade de criar estratégias que desafoguem o trânsito, quando a natureza da solução esteja em rodovia de sua jurisdição. Mas a fiscalização é dividida com o DETRAN, o que dificulta muitas vezes para o usuário.
Em conversa com o Superintendente de Trânsito, Elcy Ozorio dos Santos, foi esclarecido cada ponto disposto no ofício destinado ao DER, conforme segue:
Implementação de faixa de reversão em contra-fluxo, para aumento de fluidez geral do trânsito nos horários de pico – NÃO ATENDIDO
Já se tornou corriqueiro ligar o rádio pela manhã e ouvir que o Jardim Botânico está com o trânsito congestionado. A construção de vários empreendimentos residenciais na localidade gerou um inchaço populacional que impactou diretamente o trânsito. Mas as estratégias para receber esse aumento de fluxo não vieram. Para contornar os problemas até a finalização das obras, o Movimento sugeriu a reversão do trânsito nos horários de pico. Contudo, o DER afirmou que, para a implementação da reversão, é necessária uma articulação com o Detran/DF, a fim de se fazer um trabalho conjunto.
Para resolver o eterno problema quando envolve mais de um órgão, o MCJB está solicitando uma reunião em que os dois órgãos estejam presentes.
Falta de alça de acesso – Ligação marginal pela DF-001 à Av. San Diego sentido S. Sebastião – Plano Piloto – NÃO ATENDIDO
No intenso trânsito no horário de pico foi identificado um ponto de estrangulamento no acesso dos veículos à marginal Avenida San Diego. Sendo de mão dupla, na altura da academia Runway, a via principal perde 33,3% de sua fluidez com os carros parados aguardando passagem e, para isso, ocupando uma das faixas.
De acordo com o Superintendente de Trânsito a solução destacada pelo documento enviado pelo Movimento, de fechar esses acessos, forçando os carros a usarem o balão mais a frente para acessar a marginal, já estaria sendo atendida, contudo o MCJB verificou que nos horários de maior fluxo esses acessos continuam abertos.
Excesso de faixas de pedestre e semáforos não integrados – NÃO ATENDIDO
Qual motorista ainda não notou a dessincronização dos semáforos da DF-001 no Jardim Botânico? Os principais pontos de retenção do trânsito pela manhã e final da tarde são os semáforos não sincronizados e as faixas de pedestres que estão constantemente sendo usadas para o tráfego de pessoas. A sugestão para melhorar a fluidez é a substituição dos semáforos atuais por equipamentos que sejam sincronizados, evitando as frequentes paradas que congestionam as vias. Outra sugestão foi a retirada das faixas de pedestres e a construção de passarelas para que o trânsito de pessoas não interfira no fluxo dos carros, agregando-se a isso mais segurança aos pedestres, enquanto isso, policiais junto às faixas fariam o controle regular da travessia nas faixas.
Nesse quesito, o Dr. Elcy Ozório informou que o DER está adquirindo novos semáforos com tecnologia para sincronizá-los Os atuais não possuem recursos para isso. Quanto a faixa de pedestre, o superintendente disse não ser possível a construção de passarela aérea, já que no local existem muitos cabos de energia, e que uma passagem subterrânea precisa de um estudo de segurança e viabilidade.
Dificuldades de acesso da Estrada do Sol para a DF-001 – NÃO ATENDIDO
A Estrada Sol é atualmente a principal via coletora do Jardim Botânico. Estreita e de mão dupla, chega na DF-001 antes de um semáforo e sofre grande retenção por causa desse acesso, principalmente pela manhã. A principal proposta do Movimento, entre outras significativas, é a implantação integral do sentido único na via marginal nos horários de pico, entre o balão da Av do Sol e o acesso no balão da ESD (antiga ESAF), de forma que os veículos oriundos da Estrada do Sol não precisem acessar a DF-001 antes do balão da Esaf.
A resposta do DER a essa proposta é que o sentido único na marginal, bem como obras no local podem prejudicar os comerciantes. Essa demanda precisaria do aval dos comerciantes que correm o risco de perder parte dos estacionamentos nas obras. Entretanto, a área de estacionamento é de propriedade do DER e caberia um estudo sobre a proporcionalidade do impacto em relação às duas partes: comércio e trânsito.
Aumento da segurança e melhora na sinalização em geral – ATENDIDO
Para melhoria da segurança dos transeuntes que atravessam a pista marginal, o MCJB sugeriu implantar uma faixa de pedestre atrás do ponto de ônibus da marginal da DF-001 próximo ao condomínio Parque das Paineiras, considerando que o local é palco de constantes atropelamentos e acidentes.
Essa solicitação foi prontamente atendida pelo DER.
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:👇 ➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br
https://chat.whatsapp.com/COJDJLhJIjGJJX3VFjtYXs
https://www.instagram.com/movimentojb/
https://pt-br.facebook.com/movimentojb/