Em março, o SLU instalou três Papa Lixos no Altiplano Leste, destinado ao descarte do lixo orgânico. O aprimoramento na coleta de lixo na região vai acontecendo aos poucos.
O Papa Lixo é um contêiner semi enterrado, com a mesma capacidade de armazenamento de uma caçamba, permitindo o armazenamento dos resíduos orgânicos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de vetores de doenças na região. Foi idealizado para atender a demanda da população que reside em locais de difícil acesso dos caminhões de coleta.
Após meses de articulação, o Altiplano Leste recebeu, em março, três “Papa Lixos” para o recolhimento do lixo doméstico (resto de alimentos e material orgânico) pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), responsável pela coleta diária do material orgânico descartado nos contêineres. Segundo Marco Antônio Maurício, morador do Altiplano Leste e um dos líderes comunitários da região, medidas simples como estas fazem a diferença no trabalho dos coletores e também na segurança, conservação e preservação do material recolhido.
“Além da coleta do lixo orgânico, há três anos começamos com a coleta seletiva feita com apoio da comunidade. Hoje é realizada pela Cooperativa Recicla Mais Brasil, indicada pelo próprio SLU que ainda fez um belo trabalho de conscientização e educação dos moradores com relação à coleta seletiva”, explica.
Outro motivo para a solicitação dos Papa Lixos, apontado por Marco Antônio, foi a substituição dos contêineres expostos que haviam na região. “Tentamos acabar com essas lixeiras a céu aberto, uma vergonha aqui na avenida principal (São Bartolomeu). O descarte era realizado de forma pouco civilizada”, relata. Além da questão estética, Marco aponta a redução de pragas e animais que se alimentam do material descartado.
Passada a pandemia, o Jardim Botânico aguarda a instalação dos Papa Lixos também em outras áreas do bairro, para que atendam a toda a comunidade. Segundo o SLU há previsão de instalação de outros 280 Papa lixos pelo Distrito Federal.
Comunidade busca soluções de descarte
Para os outros tipos de descartáveis, foram encontradas soluções pelos próprios moradores. O projeto “Limpa Quintal”, realizado todo mês, é fruto dessas mudanças, onde os moradores contam com a Administração Regional do JB para realizar a coleta de entulhos e inservíveis que se amontoam nos quintais, uma forma também de evitar os focos de dengue na região.