Realizada cerimônia de assinatura de decretos sobre regularização fundiária em Condomínios

SMAPI: condomínios e empresas receberão visitas da PM e Movimento Comunitário
abril 19, 2017
CLASSIFICAÇÃO – 2ª Copa de Futsal do MCJB
maio 8, 2017

Realizada cerimônia de assinatura de decretos sobre regularização fundiária em Condomínios

GDF realiza cerimônia de assinatura de dois decretos sobre regularização fundiária em condomínios, em consonância com a Medida Provisória 759/2016. O evento ocorreu no dia 04 de maio, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O primeiro decreto, junto com a Resolução n° 248, de 27 de abril de 2017, regulamenta o processo de venda direta de lotes ocupados para condomínios com o processo de regularização aprovado no COPLAN. O segundo decreto trata da regulamentação do processo para emissão da Certidão de Regularização Fundiária – CRF, certificação criada pela Medida Provisória 759/2016, que atesta o cumprimento das etapas do processo de regularização.

Foto: Agência Brasília

Segundo Julio Cesar Reis, Presidente da Terracap, a princípio serão comercializados somente lotes ocupados, sendo lotes vazios e comerciais, em uma segunda etapa. Julio ainda destacou que as benfeitorias implantadas pelos moradores serão levadas em conta no cálculo e também a valorização imobiliária decorrente da implementação dessas benfeitorias, garantindo assim a venda pelo preço da terra nua, de acordo com a NBR 14653. Os lotes poderão ainda ser financiados em até 240 meses, diretamente com a Terracap, podendo a redução chegar a 15%, para pagamento à vista.

O Governador Rodrigo Rollemberg lembrou que a última venda direta de lotes ocorreu em Condomínios da Etapa 1 do Jardim Botânico há mais de 10 anos. Salientou que o processo está sendo conduzido com total segurança jurídica, minimizando retrocessos judiciais futuros.

O processo de venda direta é limitado a um lote por pessoa física e inicia-se com o cadastramento do interessado no site da Terracap. É preciso apresentar os documentos exigidos, sendo um deles a comprovação de ocupação do imóvel até 22 de dezembro de 2016. As etapas seguintes são a análise do enquadramento nas regras do programa e a avaliação do imóvel.

Foto: Agência Brasília

No Jardim Botânico o programa se iniciará pelo Condomínio Ville de Montaigne e parte da Quadra 3 do Solar de Brasília, área correspondente ao Trecho 1 do Setor Residencial São Bartolomeu, que tem 885 lotes. Os próximos serão os condomínios pertencentes à Etapa 2 do Jardim Botânico (Condomínios Estância Jardim Botânico, Jardim Botânico I, Jardim Botânico IV, Jardim das Paineiras e Mirante das Paineiras) com 1.042 lotes.

O segundo decreto traz a documentação mínima para a análise do Processo de regularização Fundiária Urbana.

1 Comentário

Deixe um comentário