As 3 mil pessoas que participaram do evento tiveram a oportunidade de fazer a história da comunidade do Jardim Botânico, em cursos, roda de conversa, feira, muita comida e muito mais!
O que não se pode negar é que a 3ª Feira Ambiental foi um completo sucesso! Palestras, shows, cursos, oficinas, artesanatos, trilhas, comidas, rodas de conversa, esporte, além de diversas atrações no espaço especial para as crianças, animaram o sábado e domingo (28/09 e 29/09/19) da comunidade do bairro e atraíram pessoas de outras regiões do DF para o Jardim Botânico de Brasília.
Mais de 60 feirantes e expositores apresentaram uma diversidade de produtos para os milhares de visitantes. As apresentações musicais garantiram diversão e interação cultural, e os cursos fizeram a diferença para aqueles que buscavam aprimorar seus conhecimentos sobre a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
Dezenas de palestras, cursos e oficinas foram realizados durante o final de semana. O curso de fotografia foi um dos pontos altos, onde além da parte teórica, os alunos aproveitaram a caminhada no parque para colocar em prática as técnicas aprendidas, utilizando o melhor modelo, a natureza. Crianças e adultos se aglomeraram para aprender e ver as colmeias de abelhas nativas, na oficina sobre um dos insetos mais importantes do meio ambiente.
“Educação e Sustentabilidade” foi tema da palestra realizada pela Designer de sustentabilidade Cláudia Passos e pelo pedagogo José Pacheco, renomado professor e educador português, criador da Escola da Ponte, em Portugal. O tema ancorou na forma como as Comunidades de Aprendizagem transformam a educação,o que se traduz em uma consequente melhoria da sustentabilidade de uma região. A roda de conversa abordou o projeto SOS Venezuelanos, do MCJB, que visa auxiliar mais de 200 refugiados entre venezuelanos e cubanos, abrigados em São Sebastião. Clique aqui e saiba como ajudar.
Para todos os públicos!
O espaço kids foi um sucesso à parte, bastante aproveitado pelas muitas famílias das crianças que participaram da Feira Ambiental. Tudo foi apreciado, os grupos de animação, contação de história, os shows de mágica, apresentação do grupo Palhacitas Sustentáveis, distribuição de pipoca, algodão doce, pintura de rosto e a oficina de bonecas, tanto as mães quanto os pais embarcaram na brincadeira. “Sou morador da asa norte, mas frequento muito o parque com as crianças e minha esposa. Fiquei surpreso com a feira e as crianças estão adorando as atividades. Estamos costurando uma boneca e acho que estou aprendendo mais que elas!”, relatou Tibério Pinheiro.
O consumo responsável foi o tema da feira de troca de brinquedos e livros infantis. Shirlaine de Oliveira e sua filha Isabella (11 anos) organizaram os brinquedos para a troca. “Eu estou gostando muito da feira e já troquei alguns livros e um castelo por bichinhos”, conta Isabella.
Shows infantis emocionaram o público
A emoção ficou com as apresentações musicais de dois projetos sociais de São Sebastião. O primeiro foi a apresentação do Coral de Violões infantil da paróquia Santo Afonso, que trouxe para a Feira 20 crianças violonistas. A orquestra dos pequenos tomou clássicos da música popular brasileira, levando às lágrimas o público, quando homenageou a campanha do setembro amarelo, com a canção “O que é, o que é” de Gonzaguinha. O Instituto José Maurício, também projeto social de São Sebastião, trouxe uma camerata de 15 crianças flautistas e dois maestros. A apresentação contou com diversos clássicos como “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach, Asa Branca e Trenzinho Caipira. A plateia pediu bis!
Espaço de feiras do JBB foi revitalizado pela comunidade
O espaço para feiras e picnics, no Jardim Botânico de Brasília, estava abandonado, mas, com recursos obtidos junto à parceiros, patrocinadores e comunidade do bairro, foi revitalizado justo no tempo de abrigar a feira.
O custo da revitalização foi de aproximadamente R$20 mil e para saber mais sobre esse assunto, clique aqui.
Confira aqui algumas fotos do evento:
Confira nossos patrocinadores: