O evento tem como temas principais a Coleta Seletiva de Lixo e a Gestão de Resíduos Sólidos. Dentre as atividades, estão previstas oficinas de Coleta Seletiva em Condomínios Horizontais, compostagem doméstica, criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis e produção de puff.
A 3ª edição da Virada do Cerrado será realizada nesta sexta-feira (29/06) e sábado (30/06), simultaneamente em diversas regiões administrativas de Brasília, onde serão desenvolvidas atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais. Haverá a 5ª Caminhada nos Parques do DF e três tipos de oficinas, que serão realizadas em conjunto com o servidor do SLU Paulo Sérgio Ribeiro, responsável pelo fechamento do lixão e pelo Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardins do Mangueiral. Ribeiro vem trabalhando junto aos condomínios e lideranças comunitárias, propondo alternativas e soluções de coleta seletiva para condomínios horizontais.
A escolha do tema não se deu por acaso. Este ano o maior lixão da América Latina, conhecido como Lixão da Estrutural, foi extinto. Com a mudança, foi possível implementar a Coleta Seletiva no DF. O Aterro Sanitário de Brasília hoje conta com o trabalho de organizações de catadores de material reciclável, nos galpões de triagem, garantindo a separação correta dos resíduos. O programa adere à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover a redução da desigualdade dentro dos países, o que inclui os profissionais catadores e a melhoria da qualidade de vida e segurança destes profissionais.
Caminhada agitam virada no JBB
Entre os destaques da programação está a 5ª Caminhada nos Parques do DF, que ocorrerá simultaneamente em diferentes unidades de conservação. A atividade está prevista para o 1º de julho, com saída às 8 horas. Além da caminhada, os participantes poderão concorrer a um desafio fotográfico: as mais fotos das mais belas árvores encontradas pelo caminho. Nessa região, a caminhada será realizada no Parque Jardim Botânico de Brasília, a partir das 8 horas, onde os participantes percorrerão cerca de 8 km de distância.
Outra caminhada, no dia 30/06, está sendo organizada pelas administrações regionais do Lago Sul e Jardim Botânico. Confira o convite abaixo:
Centro de Práticas Sustentáveis
Inaugurado em 2013, e reaberto em março de 2018, o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), surgiu a partir de parcerias com órgãos e instituições do próprio governo e organizações da sociedade civil, gerido pelo IBRAM, com o intuito de desenvolver um calendário de oficinas, cursos, seminários, encontros e ações voltadas à sensibilização da sociedade, capacitação de jovens, adultos, pesquisadores, além de divulgação de iniciativas em favor da defesa da natureza. Também abrigará exposições sobre boas práticas ambientais sustentáveis.
As oficinas, que serão realizadas em conjunto com o servidor do SLU Paulo Sérgio Ribeiro, responsável pelo fechamento do lixão, irão acontecer no CPS do Jardins do Mangueiral, próximo a DF-001. Serão desenvolvidos trabalhos junto aos condomínios e lideranças comunitárias, na busca por alternativas e soluções para a coleta seletiva nos condomínios horizontais da região. As outras duas oficinas serão sobre compostagem doméstica para adultos e jovens, fabricação de instrumentos musicais com material reciclável, para crianças e aulas de produção de puff para adultos.
Programação completa no site tonavirada.org