Zoológico tem mais servidores que a Administração do Jardim Botânico

Incêndio no Jardim Botânico ameaça casas
agosto 18, 2015
Jardim Botânico adere ao programa de descarte consciente de resíduos eletrônicos
agosto 20, 2015

Zoológico tem mais servidores que a Administração do Jardim Botânico

Da Redação do MCJB – 17/08/2015

Segundo a Secretaria de Estado e Gestão Administrativa e Desburocratização do DF, o Zoológico do DF tem 73 servidores para cuidar de 1.300 animais,  em uma área de 139,75 hectares. A Administração Regional do Jardim Botânico tem 18 servidores para cuidar de uma população aproximada de 100.000 pessoas, em uma área quase 100 vezes maior que o zoológico.



Esses são os dados publicados no Diário Oficial do DF, em 17 de agosto último. O Jardim Botânico conta com um administrador interino, que mantém gabinete no Lago Sul, onde ocupa o cargo como titular. São 18 servidores no Jardim Botânico, muitos deles também na interinidade.



Antiga sede da Administração do Jardim Botânico – RA-XXVII

Já para atender o Zoológico de Brasília são 73 servidores, lotados em sua unidade administrativa. O Parque do Jardim Botânico mantém 54 funcionários.



Quando comparada às demais Administrações Regionais, o Jardim Botânico só perde para o Park Way e para a Fercal, ambas com 16 e 3 servidores, respectivamente.



A Candangolândia, cuja população está estimada em 16 mil pessoas, tem quase 10 servidores a mais que o Jardim Botânico. O Varjão, com 5.300 habitantes, tem o dobro de servidores, se comparado ao Jardim Botânico. As administrações com maior lotação de servidores são, respectivamente, Taguatinga, com 172, e Ceilândia, com 143 servidores.



Lei de Responsabilidade Fiscal



Segundo o GDF, a explicação para o baixo número de servidores é decorrente de impedimento de contratação, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Editada em 2000, a LRF promove o equilíbrio das contas públicas, ou seja, dá um teto para gastos. Em outras palavras, obriga o prefeito, no caso do DF, o governador, a gastar até o limite de sua receita. Quando a despesa é maior que a receita, os empréstimos para cobrir o rombo elevam o endividamento do estado. 
Prédio do TCDF
Há várias punições previstas para quem exorbita e fere o limite imposto pela lei. No DF, em março deste ano, o Tribunal de Contas do Distrito Federal acendeu a luz vermelha do alerta. O governo havia chegado no chamado chamado limite prudencial de despesas com folha de pagamento. Caso ultrapasse 49% da Receita Corrente Líquida, o excedente deve ser eliminado nos oito meses seguintes ao alerta, sendo, pelo menos, um terço no primeiro quadrimestre.
_____________________
_____________________

1 Comentário

  1. Pessoal, entendo e concordo que o GPS deva cumprir a Lei, mas, poderia haver uma distribuição razoável de funcionários lotados em cada região Adminustratuva. Será que para cuidar de um Parque e necessário esse quantitativo de pessoas???? E para cuidar da população do Bairro ?????? Realmente, é contraditorio? ????!!!

Deixe um comentário