Comandante Geral da PMDF anuncia efetivo policial exclusivo para Jardim Botânico

O Passeio Ciclístico está chegando!!
julho 28, 2016
Comandante Geral da PMDF anuncia efetivo policial exclusivo para Jardim Botânico
julho 29, 2016

Comandante Geral da PMDF anuncia efetivo policial exclusivo para Jardim Botânico

Da Redação do MCJB – 29/07/2016
Em reunião do CONSEG-JB ocorrida ontem (28), o comandante geral da PMDF, Cel. Nunes, anunciou que o Jardim Botânico terá um efetivo policial exclusivo de 40 homens para fazer a segurança do bairro, atendendo assim uma demanda histórica da comunidade.

O anúncio é o resultado de diversos encontros negociais conduzidos pelo CONSEG-JB e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico com a cúpula de Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública e a Administração Regional.  A última reunião ocorreu no dia 27, no Condomínio Ouro Vermelho I, com a presença de Márcia Alencar, Secretária de Segurança, e do Cel. Nunes, Comandante Geral da PM, e integrantes do Movimento e do CONSEG-JB (relembre aqui).
O Destacamento era o que a comunidade esperava como solução de curto prazo para o aumento da criminalidade no JB, evidenciado, nos últimos dias, pelos sucessivos assaltos a mão armada e arrastão no comércio da Estrada do Sol. A solução anunciada ainda será complementada com projeto a ser desenvolvido pela PMDF e apresentado à comunidade na segunda quinzena de agosto, e que conterá uma provável estratégia de segurança de médio e longo prazo, bem como a utilização das ferramentas que hoje a PM dispõe. A elaboração desse projeto foi apresentada como solução pelo subcomandante geral da PM, Cel. Sant´Ana (relembre aqui).
A subsecretária Joana Mello apresentou o projeto da Secretaria sobre a instalação de câmeras de vídeo. Informou que o Jardim Botânico estará contemplado na segunda etapa.

Comunidade compareceu em massa e não coube no auditório da Paróquia. 


A reunião do CONSEG fugiu ao seu modelo tradicional, em função da grande expectativa em torno da solução que seria proposta. A presença maciça da comunidade obrigou os organizadores a saírem do auditório e instalar a reunião no pátio em frente. As autoridades compuseram a maior mesa da existência do CONSEG. Participaram, além do Presidente do Conseg – JB Flávio Santos e do Cel. Nunes, comandante geral da PMDF, Joana Mello, subsecretária de segurança cidadã; Cel. Valdemir, comandante regional; Alessandro Paiva, administrador interino do Jardim Botânico; Major Paulo André, coordenador dos CONSEGs; Erito Cunha, delegado titular da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião); a ouvidora da SSP, Nélia Vieira; Ten. Ferreira, representante do 17º Batalhão dos Bombeiros; Padre André Lima, o anfitrião que cedeu as dependências da Paróquia Santa Clara São Francisco, além dos representantes do DER, Roberto Saldanha,  e do DETRAN, Aldelvandro Reis. Participaram também o Vice-Presidente Cel. Mario Fontes, a PrimeiraSecretária Margarete Souza e o Segundo Secretário Alex Silva, integrantes da Diretoria do CONSEG – JB.
Flávio Santos, presidente do CONSEG (e), Coronel Nunes, comandante geral da PM, Rose Marques, presidente do Movimento e Alessandro Paiva, administrador regional interino do Jardim Botânico (d), ao final da reunião do CONSEG-JB
Quase ao final da reunião, o Administrador Interino Alessandro Paiva leu mensagem do Governador, parabenizando os moradores pela implementação do Destacamento e informando que brevemente visitará a comunidade.
O efetivo anunciado terá caráter operacional, mantendo a parte administrativa em São Sebastião. Nesse caso, o posto policial em frente ao comércio deverá assumir papel de base para o grupo, embora a estratégia definida seja de mobilidade policial, que vem sendo apresentada como o modelo a ser seguido atualmente em todo o DF. Ou seja, os 40 homens, revesados em escala de serviço, estarão rodando pelo Jardim Botânico em tempo integral.

Diretoria do CONSEG – JB com Coronel Nunes.

O subcomandante de São Sebastião, Major Conde, deverá chefiar esse efetivo. Esse destacamento é o embrião de um futuro batalhão, afirmação feita pela subsecretária e que o Cel. Nunes endossou. 

Deixe um comentário