Jardim Botânico, 28 de Janeiro de 2025
Por Camila Fleury – Redação MCJB
A Avenida do Sol, uma das principais vias da cidade do Jardim Botânico-DF, enfrenta um problema recorrente e grave: os constantes alagamentos causados pela ausência de um sistema eficiente de drenagem pluvial. O problema, que já é histórico na região, ganhou novos contornos em janeiro de 2025, com chuvas intensas que deixaram moradores ilhados e geraram prejuízos significativos.
Os alagamentos na Avenida do Sol geram uma série de consequências negativas. Além de prejuízos materiais diversos, a dificuldade de locomoção é outro problema enfrentado pelos moradores, que relatam situações de isolamento e transtornos no dia a dia. Além disso, a segurança também é afetada, uma vez que o excesso de chuvas traz erosões e buracos na pista, o que aumenta o risco de acidentes. O comércio local também sofre com a queda no fluxo de clientes devido à dificuldade de acesso causada pelas enchentes.
A canalização atual da Avenida do Sol foi construída de forma paliativa, utilizando calhas superficiais e um número reduzido de bueiros. Segundo os moradores, essas calhas não recebem manutenção adequada e apresentam sinais de erosão, tornando-se insuficientes para suportar o grande volume de água característico das chuvas na região do Distrito Federal. Projetadas para chuvas leves, essas estruturas não atendem à intensidade crescente das precipitações dos últimos anos.
Além da insuficiência estrutural, a falta de planejamento e de ações preventivas agrava a situação, transformando a avenida em verdadeiros rios durante os períodos chuvosos. O problema prejudica a mobilidade dos moradores, causa danos materiais e eleva o risco de acidentes.
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) lidera, desde 2015, uma mobilização para cobrar das autoridades uma solução definitiva para o problema (relembre aqui e aqui). A instituição já protocolou ofícios, organizou audiências públicas e promoveu reuniões com representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), da Administração Regional do Jardim Botânico e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP). Recentemente protocolou junto à Casa Civil e à Frente Parlamentar do Jardim Botânico nova solicitação de solução para os alagamentos. Apesar das iniciativas, uma resposta efetiva ainda não foi dada à comunidade.
O MCJB orienta a todos os moradores a utilizarem a ouvidoria do GDF, o canal Participa DF (ou telefone n. 162), para registrar reclamações e pressionar pelo atendimento a essa reivindicação, já antiga. Cada protocolo contribui para aumentar a visibilidade do problema e pressionar por medidas efetivas.
Presidente da Frente Parlamentar do JB visita pontos críticos de alagamento
O Deputado Distrital João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, esteve na última quinta-feira (23), em visita aos locais mais afetados pelos alagamentos na região. Acompanhado por lideranças comunitárias, o parlamentar avaliou de perto os problemas causados pela falta de drenagem pluvial adequada e discutiu possíveis soluções.
Entre os locais visitados, destacaram-se o condomínio Ouro Vermelho I, onde o parlamentar reforçou a necessidade de estudos ambientais antes de qualquer intervenção, e a área entre os condomínios Ouro Vermelho I e AMOBB, onde ele apontou que ações simples, como limpeza e manutenção de bocas de lobo, podem resolver os alagamentos.
Outro ponto crítico foi a Estrada do Sol, que enfrenta alagamentos e erosão por falta de pavimentação, e a voçoroca no balão entre a Avenida do Sol e a Avenida Dom Bosco está sendo, considerada prioridade devido ao risco de acidentes. “Olhando a situação de perto, fica claro que a falta de manutenção de drenagem de águas pluviais é responsabilidade do estado e da NOVACAP. Vamos oficializar os órgãos competentes para agir e, se necessário, instalar novas bocas de lobo para resolver o problema”, afirmou o Deputado.
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook: ➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br
➡️ Portal de Notícias – MCJB
Instagram
Facebook