Jardim Botânico, 18 de Outubro de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB
Desde a publicação do Decreto nº 46.287, em 23 de setembro de 2024, que proíbe o trânsito de caminhões na rodovia DF-463, a comunidade do Jardim Botânico tem sentido os efeitos dessa medida. A rodovia, que interliga a Região Administrativa de São Sebastião, foi fechada ao tráfego de veículos pesados, com o objetivo de reduzir acidentes, mas a solução proposta pelas autoridades gerou novos problemas para a população local.
Após a assinatura desse decreto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sugeriu uma rota alternativa para os caminhões que trafegam em direção a São Sebastião: o desvio pela DF-251, que aumenta em cerca de 20 quilômetros o percurso, partindo do balão do Mangueiral, na DF-001, até o primeiro acesso à São Sebastião. Essa alternativa, embora tecnicamente viável, tem sido ignorada por grande parte dos motoristas de caminhões.
Sem fiscalização adequada, muitos caminhoneiros estão optando por cortar caminho pela Avenida do Sol, dentro do Jardim Botânico (Confira aqui a entrevista à CNB Brasília sobre o problema). Essa via é a principal ligação entre vários condomínios da região e a DF-001, é bastante estreita, de mão dupla, sem acostamento e cercada de área densamente povoada por residências, além de já sofrer diariamente com um tráfego pesado e congestionamentos, nos horários de pico. O aumento no número de caminhões circulando por ali, em vez de seguir o trajeto recomendado, agravou ainda mais o já colapsado trânsito da via.
Mas o colapso do trânsito, diante do acidente que ocorreu na tarde de ontem (17/10), ficou em segundo plano. Uma colisão na Avenida do Sol, entre um caminhão e um carro, que ficou prensado entre um poste e o caminhão, deixou uma pessoa em estado grave. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar a passageira do carro que, presa às ferragens, foi levada inconsciente para o hospital, com suspeita de traumatismo craniano. Os motoristas não se feriram.
O desvio não oficial feito por esses veículos pesados inclui ainda a Estrada do Sol e a Rua Nacional, vias internas ainda mais problemáticas, repletas de trechos íngremes, sem sinalização para caminhões, sem faixa de desaceleração e também densamente cercadas por residências, agravando ainda mais os riscos de acidentes.
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) solicitou às autoridades competentes uma série de medidas emergenciais para mitigar os impactos negativos do Decreto nº 46.287. Entre as principais ações demandadas estão:
Essas solicitações foram encaminhadas às autoridades de trânsito, com o objetivo de preservar a segurança da população e evitar que o problema se agrave ainda mais. O DER já respondeu o MCJB por ofício, informando que a fiscalização na Estrada do Sol é de responsabilidade do DETRAN. Até o momento da publicação dessa matéria o DETRAN não se manifestou.
Enquanto as autoridades não implementam as medidas solicitadas pelo MCJB, os moradores vivem em alerta, buscando formas de pressionar as instâncias responsáveis por uma ação mais enérgica e imediata. A necessidade de um monitoramento mais rigoroso é urgente, e a comunidade já começa a discutir alternativas para mobilizar-se coletivamente em torno dessa causa.
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