Nos dias 19 e 20 de setembro, o Jardim Botânico foi palco de um evento memorável para a comunidade. O 4º Workshop de Regularização e Urbanização reuniu mais de 1000 pessoas, incluindo visitantes, expositores e servidores públicos enviados pelos órgãos do Governo do Distrito Federal, em um esforço conjunto para debater e buscar soluções para os desafios que a região enfrenta.
Por Redação MCJB – 03/10/2023
Organizado de forma paritária pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico e pela Administração Regional do Jardim Botânico, o evento se destacou por sua abordagem prática e participação ativa dos moradores, síndicos e lideranças locais.
O Workshop contou com uma ampla programação, incluindo 10 painéis temáticos, 10 palestras, uma roda de conversa e duas plenárias. Os temas refletiram as principais preocupações da comunidade, tais como regularização fundiária e urbanização e mobilidade.
Destaque para os painéis que discutiram o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) no primeiro dia e, no segundo dia, a mobilidade no Jardim Botânico. Esses debates foram marcados por uma participação ativa da sociedade civil e dos órgãos do GDF, que trouxeram suas experiências e soluções para a mesa. “Para mim é uma honra participar de um evento como este, que une política, comunidade. Estão presentes todos os órgãos do GDF, ouvindo a comunidade, ouvindo as demandas, para depois trazer as soluções e resultados”, afirmou o administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso.
Resultados Práticos
Além dos debates, os participantes tiveram a oportunidade de resolver pendências diretamente com os órgãos públicos presentes. As demandas foram encaminhadas previamente pelos condomínios associados ao MCJB, incluindo propostas, inclusive de melhorias, em especial as relacionadas à regularização fundiária.
Os painéis não foram apenas espaços de discussão; eles resultaram em encaminhamentos e sugestões concretas. Essas soluções serão compiladas em um relatório abrangente que será entregue ao governador Ibaneis Rocha, contribuindo para a construção de um Jardim Botânico mais estruturado. “Eu fui administrador em 2019 e 2020 e tive oportunidade de ajudar a fazer os dois primeiros Workshops e vejo que ele melhora a cada ano, com mais participação da comunidade, mais órgãos envolvidos, com mais oportunidade de discutirmos as pautas da regularização e urbanização, mobilidade. O MCJB está de parabéns (…) as vezes demoramos anos para conseguir uma audiência com os órgãos e aqui temos a oportunidade de termos atendimento prioritário e sermos atendidos por vários órgãos públicos em um dia só”, afirmou João Carlos Lóssio, atual síndico do maior condomínio do Jardim Botânico, o Estância Quintas da Alvorada no Altiplano Leste.
Sustentabilidade em Foco
A sustentabilidade também esteve no centro das discussões, com a participação ativa do Instituto Brasília Ambiental e das cooperativas de catadores de recicláveis Ecolimpo, de São Sebastião, e Recicla Mais Brasil, do Paranoá. Ambas instituições trabalharam para promover a conscientização ambiental e ofereceram serviços à comunidade, dentro de um escopo de compromisso com um futuro mais sustentável.
O Workshop tem ganhado força a cada ano, com um número crescente de participantes. Condomínios, síndicos, moradores, órgãos públicos e empresas da região se uniram para discutir questões fundamentais para o desenvolvimento do Jardim Botânico. “É a comunidade que organiza esse evento maravilhoso. Os órgãos do GDF estão aqui para dialogar diretamente com a comunidade, trazendo nossas demandas, nossos problemas e juntos construir boas soluções”, destacou Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico.
O evento também atraiu a atenção de autoridades, além do próprio administrador regional do JB, estiveram presentes o Secretário de Habitação do DF, Marcelo Vaz, o presidente do Instituto Brasília Ambiental Rôney Nemer e o Secretário das Cidades. Cláudio Trinchão, que expressaram seu apoio às iniciativas da comunidade. A Câmara Legislativa do DF também se fez presente com a participação ativa do deputado Rogério Morro da Cruz e do deputado distrital Thiago Manzoni, que prometeram somar esforços para atender às solicitações da comunidade por equipamentos públicos. Muitas outras autoridades também prestigiaram o evento.
O resultado desses debates será transformado em um relatório detalhado, que será publicado em breve no Portal do MCJB. Esse documento será uma referência para futuras ações e melhorias na região.
O 4º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico reforça a importância do engajamento da comunidade na busca por soluções e melhoria contínua. Fica evidente que, quando comunidade e órgãos públicos trabalham juntos, os resultados são significativos e positivos para todos.
Galeria de Fotos:
Realização:
Apoio:
Patrocínio:
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook
➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br