Jardim Botânico, 12 de Novembro de 2024
Por Camila Fleury
Na última sexta-feira, 8 de novembro, a comunidade do Jardim Botânico comemorou uma conquista histórica: a entrega do viaduto do Jardim Botânico, o primeiro de um complexo de obras viárias prometido para a região. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Ibaneis Rocha aproveitou para anunciar um pacote de obras que visam melhorar ainda mais a mobilidade da região.
A obra do viaduto do JB estava prevista para ser concluída meses antes, mas sofreu três adiamentos. Finalmente entregue à comunidade, a solenidade de inauguração contou com personalidades ilustres. Estiveram presentes, além do governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora Celina Leão, a presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), Rose Marques, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Roney Nemer, o Administrador Regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, e deputados distritais como João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar da cidade do Jardim Botânico, e Rogério Morro da Cruz — grandes apoiadores da região.
A vitória de ver essa obra concluída é resultado de uma longa jornada de mobilização e esforço da comunidade organizada do Jardim Botânico, em parceria com o GDF. Desde 2015 luta-se por um conjunto de soluções que possa atender à crescente demanda do trânsito (Confira todas as ações propostas pelo MCJB desde 2015 aqui). O evento marca o início de um novo ciclo para a região, que vai se caracterizar por mais fluidez no tráfego, bem como deslocamentos mais rápidos e seguros para mais de 50 mil carros que diariamente transitam nessa área.
O viaduto faz parte de um complexo viário em construção com mais três outros viadutos e foi construído a partir de um investimento de R$ 33,5 milhões. É a primeira grande obra de infraestrutura viária a ser entregue aos cidadãos que atravessam o Jardim Botânico e seguem para outras regiões da parte leste da capital, como São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.
O empreendimento, licitado em 2019 (saiba mais aqui,) representa um avanço significativo para a mobilidade da região. O tráfego no JB é intenso devido à sua localização estratégica. O JB é corredor para o escoamento de vários bairros e cidades vizinhas. O projeto foi iniciado em abril de 2023 e, durante sua execução, gerou 300 empregos diretos e 100 indiretos. Os serviços foram executados por uma empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) com recursos provenientes dos convênios com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e financiamento do Banco do Brasil.
O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, destacou a importância da obra para a comunidade, em entrevista ao Portal do MCJB: “Este é o início do complexo viário da nossa comunidade. A próxima fase já foi licitada e a tendência é que o trânsito na nossa região melhore cada vez mais.”
Também em entrevista ao Portal do Movimento, Fauzi Nacfur, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), destacou: “Estamos felizes com essa entrega, mas também pedimos paciência à comunidade. Vamos ajustando o que precisa ser ajustado no decorrer dos dias. Nossa expectativa é que esse primeiro viaduto do complexo viário do Jardim Botânico ajude a população, melhore o tráfego e garanta mais segurança para todos”. Fauzi também destaca que as passarelas subterrâneas, tão pedidas pela comunidade e pelo MCJB (confira mais aqui), já estão em fase de estudos por técnicos e engenheiros do DER, bem como uma faixa exclusiva de ônibus.
Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha anunciou um pacote de novas obras destinadas a trazer mais melhorias. Entre as novidades, destaca-se a construção de outro viaduto, na DF-453, na altura do Jardins Mangueiral, com investimento de R$23 milhões. Os editais já foram publicados no Diário Oficial do DF. Além da infraestrutura viária, Ibaneis também anunciou outras obras: uma nova feira pública, em fase de edital, um terminal rodoviário e a sede da administração regional do Jardim Botânico. A previsão é que as obras comecem no início do próximo ano.
Rose Marques, presidente do MCJB, comemorou a entrega do viaduto e destacou que a obra é uma resposta às necessidades históricas da população. “Estamos muito felizes com essas obras e investimentos na região. O Jardim Botânico merece esse avanço, e estamos comprometidos em continuar trabalhando para que a nossa comunidade se desenvolva de forma estruturada e com qualidade de vida para todos.”
Começo de semana
Embora o viaduto tenha trazido uma melhora significativa no trânsito, os moradores observaram nesta segunda-feira (11/11), que se mantém alguns pontos de engarrafamentos: semáforo da área comercial do Solar de Brasília e semáforo (e faixas de pedestres) em frente ao comércio do Jardim Botânico, exatamente como a comunidade havia previsto. Os semáforos nesses locais ainda representam “gargalos” que dificultam a fluidez do tráfego, reforçando a necessidade de passarelas subterrâneas. O MCJB solicitou bem antes do início das obras que passarelas (subterrâneas ou aéreas conforme a possibilidade) fossem construídos em conjunto, para resolver de vez o problema de congestionamento (relembre aqui e aqui), porém o DER afirmou que as passarelas ainda estão em estudo e não deu prazo para implementação.
Nos próximos dias e semanas, será possível avaliar mais detalhadamente a eficácia do viaduto. Contudo, devido ao mês de novembro já apresentar uma diminuição no fluxo de veículos por conta da redução das atividades escolares e dos muitos feriados, o teste completo de impacto no trânsito só será melhor avaliado com o retorno das atividades escolares no ano que vem.
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook: ➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br
➡️ Portal de Notícias – MCJB
Instagram
Facebook