Qualidade de vida também é desfrutar de atividades ao ar livre em um ambiente seguro e com infraestrutura. A área do Jardim Botânico, agora revitalizada, tinha os quiosques desgastados pelo tempo, com a cobertura de palha se desmanchando. Sem luz e sem água, o local, que já fora o preferido para piqueniques, feiras e aniversários, não era mais utilizado. Situado em frente ao Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília (JBB) o espaço ganhou uma reforma promovida pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), organização comunitária dos moradores da região do Jardim Botânico, que buscou parcerias com a comunidade para revigorar o local juntamente com a atual diretoria do JBB e apoio da Administração Regional do Jardim Botânico.
Os quiosques foram recuperados, reformados e envernizados, a cobertura agora é de telha cerâmica e não de palha. Também foram construídos mais dois novos quiosques e implantada infraestrutura básica, com pontos de água com tanque, energia e contrapisos, além da renovação dos banquinhos e das mesas de madeira. Ao todo o investimento foi de aproximadamente R$20 mil, arrecadados pelo MCJB com os Patrocinadores e Parceiros da 3ª Feira Ambiental, além de recursos próprios. O Jardim Botânico de Brasília arcou com parte dos custos da mão-de-obra e a Administração Regional do JB auxiliou no remanejamento de um antigo parquinho. “Nossa comunidade trabalha dessa forma, oferecemos ajuda ao governo e trabalhamos em parceria com diversas empresas e instituições que buscam transformar nossa cidade pelo trabalho social e comunitário. O resultado não poderia ser outro, mais uma ação de interesse público que fazemos em parceria sem utilização de recursos públicos”, explicou Rose Marques, presidente do MCJB, que destacou também o apoio de Aline de Pieri, Diretora Executiva do JBB, e de João Carlos Lóssio, administrador regional do Jardim Botânico.
“Buscamos parcerias para conseguir revitalizar os espaços do Jardim Botânico de Brasília e os quiosques são um bom exemplo de que isso pode dar muito certo! Reformamos 6 quiosques e construímos outros dois com toda a estrutura necessária, como rede elétrica e de água e iluminação. Daremos preferência para produtos alimentícios nesses locais para oferecer mais opções para nossos visitantes”, afirma Aline de Pieri, Diretora Executiva do JBB.
O resultado dessa mobilização será apresentado neste próximo sábado (28/09/19), na solenidade de abertura da 3ª Feira Ambiental do Jardim Botânico. Com o tema “Rumo ao Lixo Zero”, o evento conta com várias atividades para toda a família, como cursos, palestras, oficinas, feira ambiental, feira de artesanato, haverá também um espaço especial para crianças, com feira de troca de brinquedo e livros infantis. Confira toda programação no site: feiraambiental.mcjb.org.br.
Saiba Mais
Durante os dias 28 e 29 de setembro será realizada a terceira edição da Feira Ambiental do Jardim Botânico, com o tema “Lixo Zero”. O evento é uma realização do Movimento em parceira com o Jardim Botânico de Brasília (JBB), com apoio da Administração Regional do Jardim Botânico. O objetivo é construir rede de cooperação entre diversas comunidades e bairros com órgãos do Governo para a conscientização dos participantes às causas e práticas voltadas para a preservação ambiental.
Para acessar programação oficial do evento clique aqui. Exposições, Feira de Sabores, Feirinha de Artesanato e Feira de Oportunidades Sustentáveis, estão confirmadas a tradicional Feira de Troca de Brinquedos e Livros usados, Feira de Troca de Mudas, apresentações culturais, além de diversos cursos, palestras, rodas de conversas e oficinas. A feira será realizada ao lado da área de piquenique, em frente ao Centro de Atividades do Jardim Botânico de Brasília.
Para seguir as notícias desse evento, acompanhe nosso site: http://feiraambiental.mcjb.org.br/ e confirme sua participação no Facebook, clicando aqui.