Comunidade do JB quer decidir seu futuro!

Comunidade do JB quer decidir seu futuro!

Em reunião com a administração regional, síndicos locais enfatizam ser fundamental que a comunidade seja protagonista das decisões de seu futuro.

Por Camila Fleury – Redação MC JB – 01/03/2024.

Nesta quinta-feira (29/02) aconteceu mais uma reunião decisiva para o futuro da cidade do Jardim Botânico. Síndicos e lideranças de condomínios e associações vinculados ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico estiveram na Administração do JB para encaminhar e firmar o compromisso da criação do Conselho Local de Planejamento do Jardim Botânico (CLPJB), muito esperado e solicitado pela comunidade.

Na Administração foram informados que a publicação do Edital  para candidatura dos membros da sociedade civil para o Conselho já foi solicitada. 

“Esperamos que se cumpram os prazos de, no máximo em 40 ou 50 dias,. Neste prazo já teremos membros eleitos”, disse Livino Silva, presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG).

O CLP-JB integrará o sistema dos órgãos colegiados que amparam o governo do Distrito Federal na tomada de decisões. Os conselheiros atuam como agentes multiplicadores, auxiliando no encaminhamento das demandas comunitárias, que subsidiam a escolha e o desenvolvimento de projetos do GDF. O Conselho tem caráter consultivo, mas pode propor sugestões aos órgãos de planejamento do governo. Os conselhos de planejamento (CLPs) indicam os integrantes da CUP (Conselhos das Unidades de Planejamento).

“A criação do conselho é extremamente importante porque ele empodera a comunidade com acesso ao planejamento da cidade, o que virá nos demais anos, como será construída as melhorias desta cidade. É importante que a comunidade participe do conselho de maneira consciente e efetiva para que a cidade do Jardim Botânico avance”, comenta Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB).

Vale lembrar que na época do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT), o Ministério Público solicitou a imediata instauração dos conselhos de planejamento. A Secretaria das Cidades notificou, na sequência, a Administração Regional do JB,  dando o prazo de 30 dias para cumprimento. Isso aconteceu em 05 de dezembro de 2023 e até hoje o Conselho não foi instaurado. 

“O MCJB vem trabalhando desde 2015 para instituir esse conselho. Encaminhamos vários ofícios e fizemos reuniões comunitárias para mostrar a importância da criação desse conselho. Estamos felizes em ver que muitos condomínios participaram desta reunião de maneira engajada e efetiva para tornar a cidade do Jardim Botânico a primeira R.A que tenha um conselho comunitário de planejamento”, diz Rose Marques.

Maria José, síndica do Condomínio Parque do Mirante e presidente da AETOR, Associação de Empreendedores do Tororó, comenta a importância do conselho para cidade: “Esse conselho nos mostra uma outra forma de administração pública. Quando a comunidade tem abertura para interagir diretamente com o poder público, no nosso caso para trabalhar juntamente com a administração da cidade do Jardim Botânico, os resultados mudam. A participação das comunidades do JB muda completamente o peso das decisões que precisam ser tomadas em prol da cidade.”

O MCJB continuará cobrando de forma incisiva os responsáveis pela criação deste conselho comunitário e dando ênfase às demandas que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da cidade do Jardim Botânico.

 

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp ➡️ Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário

Brasília Ambiental e MCJB renovam parceria
fevereiro 28, 2024
Jardim Botânico de Brasília divulga trilhas especiais para celebrar seu 39º aniversário
março 1, 2024