Construtora abandona obra de escola pública do Jardins Mangueiral

Cadê o shopping que estava aqui?
junho 5, 2024
De novo? GDF propõe projeto de lei para taxar condomínios fechados no DF e síndicos reagem
junho 24, 2024

Construtora abandona obra de escola pública do Jardins Mangueiral

Jardim Botânico, 13 de Junho de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB

Em comunicado oficial, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF) confirmou que a construtora desistiu da obra e abandonou o terreno destinado à construção de uma das escolas públicas do Jardins Mangueiral.

A comunidade do Jardim Botânico, principalmente do bairro Jardins Mangueiral, aguarda, desde 2021, quando iniciaram as obras, as quatro escolas projetadas para abrigar quase 4 mil alunos da região, desde creche até o ensino médio, com ensino integral e parcial.

Os equipamentos públicos abrigam, de acordo com o projeto, o Centro de Ensino Educacional (CEE) para ensino médio, localizado na frente da quadra 04 do Jardins Mangueiral; o Centro de Ensino Fundamental (CEF) para ensino fundamental II, localizado em frente à quadra 12 do Jardins Mangueiral; o Centro de Educação Primeira Infância (CEPI) para creche e educação primária, localizado em frente à quadra 10 do Jardins Mangueiral; e a Escola Classe Jardins Mangueiral (EC) para ensino fundamental I, localizado em frente à quadra 13 do Jardins Mangueiral, todos situados no Jardim Botânico e totalizando um investimento do governo de R$ 37,8 milhões.

Centro de Ensino Educacional (CEE) para ensino médio, localizado na frente da quadra 04 do Jardins Mangueiral.

Mas os prazos não foram cumpridos. As obras atrasaram e a comunidade lida apreensiva com a possibilidade de não haver matrículas para o próximo período letivo. Algumas das placas de identificação da obra foram rasuradas na informação do período de entrega, gerando confusão na comunidade.

Duas das escolas tinham prazo de entrega para 2023 e início das atividades em 2024, e as outras duas tinham previsão para serem inauguradas ainda este ano (relembre aqui).

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) solicitou uma resposta da SE-DF sobre o andamento das obras e a verdadeira previsão de entrega das escolas à comunidade. Segundo a Secretaria, o CEE, o CEF e o CEPI – Jardins Mangueiral “estão com mais de 80% das obras concluídas e serão entregues à comunidade no final deste semestre e início do próximo”.

Já a Escola Classe Jardins Mangueiral, por outro lado, enfrenta um cenário preocupante. A construtora responsável pela obra abandonou o serviço, gerando incertezas sobre o futuro da escola e impactando diretamente as crianças que dependem de escolas em regiões próximas. A SE-DF confirmou a paralisação da obra devido à “inexecução do contrato” pela empresa vencedora da licitação. O terreno destinado à escola segue cercado por placas de ferro e com sinais claros de abandono. A SE-DF também destaca que “está envidando esforços, visando a nova contratação de empresa para continuidade da obra. Tendo em vista que, esta etapa ainda se encontra em curso, não é possível fixar datas para o início e previsão de término da execução da obra de construção”. 

O terreno destinado à Escola Classe Jardins Mangueiral segue cercado por placas de ferro e com sinais claros de abandono.

Caci Sassi, presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM), relata a expectativa da comunidade diante das escolas previstas: “Verifica-se que os prazos que a Secretaria têm dado à comunidade não está batendo com o ritmo das construções. Inclusive uma das principais escolas nem começou a ser construída. A população do Jardim Botânico já está sofrendo há muito tempo com a falta de serviços públicos. Isso gera insegurança aos pais que precisam deixar seus filhos em escolas longe de casa”.

O Portal do Movimento realizou visitas às obras nesta quarta-feira (12/06) e constatou que os prazos informados pela SEDF divergem do que foi observado no local e confirmado com operários. Na obra do CEE, o contato com funcionários foi inviável. No CEPI, os operários estimam que a conclusão ainda levará três ou quatro meses. Já no CEF, a promessa é de entrega até outubro. 

A comunidade esperava poder ter seus filhos matriculados ainda em 2024. Agora a preocupação é ficar mais um ano letivo sem escolas na cidade.

O MCJB seguirá acompanhando de perto o andamento das obras e cobrando das autoridades soluções para a retomada da obra da Escola Classe Jardins Mangueiral.

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp ➡️ Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

 

Deixe um comentário