Dois novos condomínios aderem à Coleta Seletiva Inclusiva

Editorial: Jardim Botânico agora é uma cidade!
janeiro 27, 2020
Secretaria de Educação monta escola às pressas no JB3
fevereiro 10, 2020

Dois novos condomínios aderem à Coleta Seletiva Inclusiva

Jardins do Lago Quadra I e o Ecológico Village III são os novos condomínios que aderiram à Coleta Seletiva Inclusiva. 

Ao todo 9 condomínios do Jardim Botânico aderiram à busca por um bairro Lixo Zero. A Coleta Seletiva Inclusiva é um dos passos que viabilizam a melhor gestão dos resíduos descartados pela comunidade da região.  Felizes com a adesão de mais um condomínio, os catadores da Cooperativa Recicla Mais Brasil comemoram, pois dispõem de mais material para reciclar e mais emprego para as famílias. “Estamos muito felizes com mais esses contratos, significa mais material e mais famílias de catadores trabalhando com dignidade e para obter renda digna“, afirma Cristiane Pereira, presidente da Cooperativa Recicla Mais Brasil. 

Para o síndico do Ecológico Village III, Luciano Barreto de Moura, a adesão à coleta seletiva é uma missão antiga do condomínio, realizada com sucesso agora em 2019. “Desde a gestão passada foram diversas tentativas. Inicialmente enfrentávamos problemas de logística, devido à distância das cooperativas. Mas este ano, conseguimos com a Recicla Mais Brasil fazer uma reunião com moradores que trabalham na área ambiental. Realizamos estudos e aprovamos em assembleia”, informa.

Barreto agradece aos síndicos antecessores, à equipe da Administração do condomínio, moradores e seu subsíndico, também ao Movimento Comunitário e à Recicla Mais Brasil, que se dedicaram integralmente à implantação do projeto. “O subsíndico foi uma pessoa chave nessa história, pois avaliou e viabilizou os espaços disponíveis para a área de coleta. A Luciana, nossa moradora, nos ajudou com as ecobags. A iniciativa do Movimento também é excelente. Moro aqui há 19 anos e não vou desmerecer os trabalhos anteriores, mas nada chegou perto do que o Movimento tem feito”, conclui Barreto. 

Evolução do trabalho da Cooperativa

Em reunião com os síndicos dos condomínios que aderiram à coleta seletiva inclusiva, a presidente da Cooperativa Recicla Mais Brasil, Cristiane Pereira, apresentou os resultados alcançados desde sua implementação. Durante o período de atuação da Recicla Mais Brasil, foram realizados cursos de capacitação para os catadores, em conjunto  com o MCJB. Os profissionais aprenderam sobre logística, produtividade, distribuição justa de renda e gestão administrativa. A profissionalização oferecida mostrou grandes resultados em poucos anos, confira o demonstrativo abaixo:

Atualmente a Recicla proporciona trabalho para 45 famílias de catadores e a maior parte do material reciclado vem dos condomínios do Jardim Botânico. “Com a ajuda do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, nós nos profissionalizamos e nos especializamos em coleta seletiva de lixo para condomínios horizontais. Se metade dos condomínios do Jardim Botânico nos contratasse, poderíamos triplicar a quantidade de famílias atendidas, aumentando ainda mais o benefício social e econômico do projeto“, afirma Cristiane.

Rose Marques, presidente do MCJB e síndica do Ouro Vermelho 1, afirma que a meta é conscientizar mais síndicos à contratarem os catadores, para que a comunidade do Jardim Botânico seja a primeira Região Administrativa Lixo Zero do DF. “Nós fomos o 1º condomínio a contratar os catadores, em 2017 e estamos muito felizes com o serviço. Eles são os únicos que apresentam um relatório de gravimetria real, com dados exatos de reaproveitamento de todo lixo recolhido, nos indicando inclusive a renda gerada para os catadores com nosso lixo“. Os dados de gravimetria real são fundamentais para que o bairro comprove a destinação correta de todo material reciclado.

Os projetos para 2020 incluem a ampliação para 80 o número de postos de trabalho, com funcionamento em dois turnos, continuar a capacitação de seus profissionais e realizar projetos sociais como Recicla + Cidadão, Dia das Crianças e o Natal Solidário

Cooperação técnica para transformar o JB em Lixo Zero avança 

Em julho de 2019 o MCJB assinou com o GDF um acordo de Cooperação Técnica para transformar o Jardim Botânico na primeira Região Administrativa do DF totalmente Lixo Zero. Como primeira ação, o tema da 3ª Feira Ambiental do Jardim Botânico foi todo com a temática do Lixo Zero. Houve cursos, oficinas e atividades voltadas para o tema. Agora os condomínios estão sendo mapeados. É preciso saber quantos adotaram a coleta seletiva inclusiva, quantos fazem a coleta seletiva com empresas e quantos não fazem coleta seletiva. Para 2020 a proposta é ampliar a coleta seletiva inclusiva, fazer mais eventos formativos e iniciar  uma grande ação de reaproveitamento do Lixo Orgânico.

Deixe um comentário