Jardim Botânico mais seguro! GDF inicia implantação de câmeras de videomonitoramento

Conquista Histórica: Condomínio Quintas Interlagos do Jardim Botânico Obtém Regularização Fundiária
outubro 11, 2023
Diversão e Consciência: Feira de Troca de Brinquedos e Livros é Sucesso no Jardim Botânico
outubro 19, 2023

Jardim Botânico mais seguro! GDF inicia implantação de câmeras de videomonitoramento

O Jardim Botânico faz um novo progresso, desta vez na área de segurança,com a instalação de cerca de 30 câmeras de videomonitoramento. A iniciativa promete interligar a comunidade diretamente com a polícia em pontos diversos da cidade.

Por Redação MCJB – 13/10/2023

A instalação de câmeras de videomonitoramento é uma antiga aspiração que está se tornando realidade. Após anos de solicitações, o Jardim Botânico foi contemplado para participar do Projeto de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal (PVU). Essa iniciativa visa aprimorar a segurança no JB, fortalecendo a presença policial e a eficiência do policiamento preventivo.

O projeto, que já existe em outras regiões do DF, prevê a instalação de aproximadamente 30 câmeras na região do Jardim Botânico, abrangendo áreas como o Jardins Mangueiral, o comércio do Jardim Botânico, o Jardim Botânico 3, pontos da DF-001, Papuda e outras localidades. A instalação das câmeras já está em andamento, e o Centro de Prestação de Serviços (CPS), atual sede do MCJB, será uma das bases de apoio para esses equipamentos. “No primeiro semestre estive com a equipe responsável para definir os pontos de instalação das câmeras, mapeando os pontos críticos. Já foram instaladas várias câmeras e em breve estarão monitorando nossa cidade, talvez ainda neste mês de outubro. Mais uma conquista para melhorar nossa segurança”, comemorou Aderivaldo Cardoso, administrador regional do Jardim Botânico.

Data de 2015 o primeiro pedido para o JB participar do programa. A AAJM (Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral) e o Conselho Comunitário de Segurança do JB (Conseg – JB), através do MCJB, iniciaram a batalha para colocar o sonho em prática. Foram várias reuniões para negociar com a Secretaria de Segurança do DF (relembre aqui).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), o Jardim Botânico está entre as cinco primeiras Regiões Administrativas a receber a implantação das novas câmeras nesta próxima fase do projeto. A ampliação desse sistema possibilita maior agilidade no atendimento à população, ações de policiamento preventivo pela Polícia Militar e uma integração aprimorada entre as forças de segurança. Além disso, auxilia nas investigações realizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal e por órgãos do Judiciário, como o Ministério Público e os tribunais. O projeto também segue critérios rigorosos de segurança, e os pontos de instalação não são divulgados por questões estratégicas.

Fonte: Agência Brasília. As imagens das câmeras de segurança são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

Critérios para definição dos locais

De acordo com a SSP/DF, o principal critério para a definição dos locais de instalação é a identificação de áreas de interesse permanente. Essas áreas são determinadas com base em levantamentos que consideram a incidência de crimes, analisando dias, horários e locais de maior ocorrência de delitos. A instalação das câmeras também contempla áreas de grande circulação de pessoas e veículos, bem como as principais vias de acesso das cidades.

Com a utilização das imagens captadas pelas câmeras, a investigação de incidentes pode ser encurtada, permitindo uma resposta mais ágil e eficaz das forças de segurança. A comunidade do Jardim Botânico agora contará com um sistema de alta resolução, facilitando o acompanhamento de eventos, manifestações, acidentes de trânsito e até o atendimento emergencial pelo Corpo de Bombeiros.

 

 

CONTATO
➡️ Entre no nosso Grupo de Notícias 📳 do Whatsapp: Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário