Informativo Circular Nº. 007-2023
Brasília, 01 de setembro de 2023.
Nota de Esclarecimento sobre as Ações do MCJB para a Mobilidade no Jardim Botânico
Prezada Comunidade do Jardim Botânico,
Hoje, em um dia que deveria ser de celebração para nossa cidade, não podemos deixar de reconhecer os desafios que enfrentamos na questão da mobilidade urbana. O congestionamento que afeta nossa comunidade é fonte de frustração e preocupação para todos nós, e as reclamações recebidas são entendidas e compartilhadas.
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e todos os nossos condomínios associados, em conjunto com a Associação de Amigos do Jardins Mangueiral, têm trabalhado incansavelmente ao longo dos anos para trazer soluções para esse problema crônico. Desde nossa fundação em 2015, fizemos centenas de ofícios e participamos de dezenas de reuniões com o Governo do Distrito Federal (GDF), apresentando os desafios enfrentados pela nossa comunidade e propondo possíveis soluções.
Nossa atuação incluiu mapeamento de áreas críticas, encaminhamentos de ofícios, proposta de acordos de cooperação técnica, criação de vídeos informativos, participação em audiências públicas, dentre muitas outras ações. No entanto, reconhecemos que as ações de melhoria implementadas até o momento não acompanharam o crescimento da população e da quantidade de veículos na região, resultando no colapso do trânsito que vivenciamos atualmente.
É importante destacar que obtivemos avanços significativos, como a duplicação de importantes rodovias (na DF-001 e DF-140), a recuperação de estradas (como a DF-463) e a autorização para a construção do complexo de viadutos na DF-001, começando pelo viaduto da ESAF, entre outras iniciativas. No entanto, a construção do viaduto da ESAF, iniciada este ano, trouxe desafios adicionais que requerem soluções eficazes.
No início de 2022, o MCJB propôs ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) uma série de ações preventivas que poderiam mitigar os transtornos causados pela construção do viaduto. Infelizmente, a maioria dessas propostas não foi implementada, o que levou à situação crítica que enfrentamos. Nossos esforços continuam focados na busca por soluções imediatas, como a faixa de reversão nos horários de pico, principalmente nos trechos críticos da DF-001 e na Ponte JK, bem como pequenas intervenções de sinalização propostas, todas destacadas em matéria jornalística de nosso portal de notícias e no ofício 034/2022 (confira aqui – link na bio).
Além disso, estamos trabalhando incansavelmente para envolver o DER, o Departamento de Trânsito (DETRAN) e a Secretaria de Mobilidade do DF em um plano definitivo de mobilidade abrangente para nossa cidade. Isso inclui a construção urgente de um terminal rodoviário exclusivo para o Jardim Botânico e a aceleração dos processos de ações mitigatórias que melhorem a fluidez.
Também estamos empenhados em promover o diálogo sobre a construção de uma quarta ponte de ligação pelo Lago Paranoá, que poderia aliviar significativamente a pressão sobre nossa infraestrutura viária atual.
Convidamos toda a comunidade a participar do 4º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico, que ocorrerá nos próximos dias 19 e 20 de setembro, como parte das atividades de comemoração do aniversário da cidade. Neste evento, teremos um painel dedicado exclusivamente à mobilidade, onde técnicos do GDF estarão presentes e todos poderão contribuir com suas preocupações e ideias.
Juntos, continuaremos a lutar por uma mobilidade melhor em nossa cidade e a trabalhar incansavelmente para tornar o Jardim Botânico um lugar melhor para se viver.
Atenciosamente,
Rose Marques – Presidente do MCJB.
Abaixo, seguem os links de algumas matérias que noticiam as tratativas que o MCJB teve com os órgãos, GDF e demais figuras públicas sobre o tema da Mobilidade:
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook
➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br