Em duas reuniões, síndicos e diretores da Neoenergia discutiram os problemas de fornecimento de energia elétrica. Soluções são debatidas, entre elas a reinauguração da Subestação de Energia do Jardins Mangueiral, comprometida após um incêndio em 2022, e o compromisso de minimizar ao máximo as quedas de energia até meados de novembro. A busca por um fornecimento de energia elétrica mais confiável e de qualidade na região do Jardim Botânico ganha força.
Por Redação MCJB – 24/10/2023
Os moradores do Jardim Botânico têm enfrentado inúmeras dificuldades relacionadas ao fornecimento de energia elétrica na região e a insatisfação tem atingido níveis alarmantes: “A instabilidade é muito grande, estamos frequentemente sem energia, inclusive na dificuldade de protocolar a reclamação na Neoenergia. E quando a energia retorna, depois de horas ainda fica com picos. Vários condomínos com perdas de materiais, eletrodomésticos, sem falar das pessoas que precisam da mobilidade, de respiradores ligados e que não podem ficar de forma alguma sem energia.”, informou a síndica do Condomínio Ouro Vermelho II, Andressa Kaiser. E por conta do auto número de ocorrências, recentemente, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) realizou duas reuniões para discutir essas questões.
A primeira, em 17 de outubro de 2023, contou com mais de 20 síndicos representando diversos condomínios e o presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM), todos unidos pela necessidade de lidar com problemas persistentes de quedas de energia no JB. Essa reunião marcou o início de um movimento para resolver as questões enfrentadas pela comunidade. Uma nota pública de repúdio foi emitida (leia aqui). O que levou a segunda reunião com a participação da Neoenergia.
Nessa segunda reunião, realizada na sede do MCJB, Centro de Práticas Sustentáveis – CPS, os representantes da Neoenergia, Gustavo Alvares e Antonio Carlos (ambos diretores superintendentes), encontraram-se com síndicos e presidentes de associações do MCJB para abordar as queixas e problemas relatados na nota pública de repúdio. Os diretores da Neoenergia pediram desculpas à comunidade pelos problemas enfrentados e explicaram que diversos fatores contribuíram para a má qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica na região.
Eles destacaram que os incidentes, como a queima de transformadores e postes, ocorreram devido a fenômenos climáticos atípicos, com 45% das quedas de energia atribuídas a descargas atmosféricas (raios). Além disso, um incêndio na subestação do Mangueiral, em agosto de 2022, agravou a situação, pois deixou a estação inoperante desde então, obrigando toda a energia da região ser abastecida por outras subestações mais distantes. Uma comissão de seis síndicos foi formada para visitar a Subestação de Energia do Jardins Mangueiral, que está prestes a ser reinaugurada após uma reforma necessária devido ao incêndio.
Para resolver os problemas relatados pela comunidade, os diretores anunciaram uma série de ações imediatas. A subestação do Mangueiral entrará em operação plena ainda essa semana, e todos os sistemas antigos serão migrados para a nova subestação até 15 de novembro, com testes abrangentes realizados para garantir a qualidade. Os diretores também informaram que a Neoenergia investiu aproximadamente R$18 milhões na reconstrução da subestação e está disponibilizando uma equipe de manutenção exclusiva para a região, juntamente com a construção de uma nova base de atendimento.
A Neoenergia pediu compreensão da comunidade e comprometeu-se a minimizar ao máximo as quedas de energia. Apesar da impossibilidade de garantir “queda zero”, a Neoenergia afirma que a rede ficará muito mais estabilizada a partir da completa migração para a subestação do Mangueiral. Em relação às queixas de equipamentos queimados, os diretores afirmaram que a Neoenergia simplificou o processo de ressarcimento pelo seu site (clique aqui) para esses casos de queima de equipamentos devido a oscilações, de acordo com regulamentações da ANEEL. Para melhorar o atendimento estão construindo bases de atendimento em diversas áreas, incluindo uma no Jardins Mangueiral, na QC. 04, ao lado do Colégio Digital.
No entanto, os síndicos expressaram preocupações sobre a demora na resolução de problemas crônicos, como a substituição de transformadores antigos que continuam falhando. Eles pediram à comunidade que identifique os pontos problemáticos da rede, e os diretores da Neoenergia se comprometeram a investigar soluções definitivas.
Essa segunda reunião foi necessária para a busca de soluções para os problemas críticos de fornecimento de energia elétrica que afetam a comunidade do Jardim Botânico: “No último período sem energia, teve áreas no Condomínio Verde que ficaram 50 horas sem energia e a empresa concessionária não cumpriu seu papel previsto no contrato. E 50 horas sem energia elétrica, é muito, é muito, é muito intolerável. Então o Condimínio Verde tem tomado suas iniciativas e o Movimento Comunitário se somando, pois é um problema de todos, fará com que o conjunto de medidas seja excelente para nos ajudar nesse embate para que a gente tenha um serviço de fornecimento de energia de qualidade.”, informou o síndico Oswaldo Napoleão o representante do Condomínio Verde. A comunidade está orientada a relatar problemas diretamente à Neoenergia e buscar apoio na ANEEL e no PROCON, na busca por um fornecimento de energia elétrica com a qualidade necessária. Veja abaixo como reclamar:
➡️ Opção 02 – Registro de Reclamação ANEEL: Antes de efetuar a reclamação na ANEEL, o interessado deve buscar solucionar o seu problema diretamente com a distribuidora e, caso esse problema não seja solucionado, entrar em contato com o serviço de ouvidoria da empresa. ➡️ Opção 03 – Registro de Reclamação PROCON: Caso algumas das opções acima não tenha sido eficaz, é necessário acionar o Instituto de Defesa do Consumidor, das seguintes formas: Documentos exigidos – Cópia e original de documento oficial de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo). *Caso o Procon-DF necessite verificar a autenticidade da documentação, a apresentação dos documentos originais será solicitada ao consumidor.
Disponível para:
Android
iOS
– Comprovante ou declaração de residência.
– Cópia e original* do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato, orçamento, propagandas, boletos, comprovantes de pagamento, etc).
– Cópia e original* de toda a documentação existente que comprove os fatos relatados (protocolos, e-mails, conversas, extratos, etc).
– Ficha de procuração, caso necessário.
– Declaração do consumidor.
➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook
➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br