Jardim Botânico, 26 de Julho de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB
O estudo foi feito pelo MCJB junto à comunidade do JB. Os resultados, entregues à SEMOB-DF, mostram problemas graves de mobilidade na região. A situação é de urgência.
Na última quarta-feira (17), foi entregue à Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB-DF) o relatório com os dados obtidos pela Pesquisa de Mobilidade realizada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB). O documento, apresentado pela diretoria do MCJB aos técnicos do órgão, mostrou uma situação de urgência para os problemas de mobilidade na região do Jardim Botânico, refletindo principalmente a falta de um planejamento imprescindível para qualquer cidade: um Plano de Mobilidade. Além da falta de planejamento, o relatório destaca a escassez de linhas de ônibus, a superlotação desses veículos e a falta de um terminal de ônibus adequado na cidade do Jardim Botânico.
A pesquisa, que teve quase 500 participantes, adotou a metodologia de coleta de dados quantitativos através de um questionário online estruturado e divulgado em diversos canais de comunicação do MCJB. As perguntas abordaram temas como meios de transporte utilizados, linhas de ônibus, ciclovias e horários de pico. Além disso, foi solicitado aos participantes que comentassem sobre possíveis melhorias no trânsito da cidade.
Dentre os principais dados obtidos na pesquisa, destaca-se a opção da comunidade do JB por se deslocar com veículo próprio: 67,7% dos entrevistados preferem utilizar meios próprios de transporte, principalmente carro ou moto. Outro dado importante está relacionado ao tempo médio de deslocamento: quase 60% dos entrevistados informaram gastar mais de uma hora para se deslocar do Jardim Botânico para outras regiões. Em relação aos usuários de transporte público, quando perguntados quais seriam os maiores problemas do transporte público na região do JB, 72,2% informaram que são: poucas linhas disponíveis; ônibus superlotados nos horários de pico; irregularidades e atrasos nos horários.
Denyson de Souza, subsecretário de Terminais (SUTER), e técnicos da SEMOB presentes na reunião de entrega do documento ficaram impressionados com a qualidade e a profundidade do documento. Eles ressaltaram que o material será muito importante na tomada de decisões e na formulação de políticas públicas de mobilidade específicas para a região do Jardim Botânico. “O relatório que o MCJB produziu é realmente um estudo muito detalhado, pormenorizado. É um documento que vai nos trazer muitas informações, nos subsidiar, com dados embasados, para tentar levar o máximo de benefícios de ampliação de linhas, pontos e abrigos, além de ciclovia, para a comunidade do Jardim Botânico”, comentou Denyson.
O subsecretário prometeu analisar a possibilidade de ajustes imediatos nos itinerários e linhas, porém ressaltou que a quantidade de linhas não é o único problema. A infraestrutura das vias também precisam ser melhoradas para suportar o fluxo de veículos, evitando atrasos e engarrafamentos que afetam a eficiência do transporte público. Os técnicos da SEMOB também informaram que a região recebeu recentemente uma renovação de frota com 50 novos veículos e já solicitou um aumento de 25 novos ônibus para a região, com perspectiva de entrega nos próximos 6 meses.
A pesquisa também revelou que as ciclovias do Jardim Botânico foram bem avaliadas e atendem às necessidades dos ciclistas. Entretanto, foi discutida a necessidade de ciclovias mais conectadas e seguras. Em relação a esse tópico, a SEMOB-DF se comprometeu a mapear os pontos problemáticos e trabalhar em intervenções que tornem as ciclovias mais acessíveis e funcionais. A questão das bicicletas compartilhadas também foi abordada. A SEMOB informou que está com dificuldade de atrair empresas interessadas em operar fora do centro de Brasília.
Caci Sassi, presidente da Associação de Amigos do Jardins Mangueiral, destaca: “Muitos dos moradores da região andariam de transporte público se esse serviço fosse de qualidade para nossa cidade. Nosso bairro é relativamente organizado e temos capacidade de sermos mais organizados ainda.”
Terminal continua na mesma
Os moradores esperavam que a questão do Terminal de ônibus do JB estivesse encaminhada, mas o MCJB foi informado pela SEMOB que a Administração Regional do Jardim Botânico ainda não desembaraçou a área para sua construção, que depende de uma autorização dos Bombeiros. O prazo para implementação de um Terminal é, em média, de 4 anos e esse prazo só passa a contar após a entrega da área. “É um absurdo ainda não termos um Terminal de Ônibus próprio. Regiões administrativas muito menores, como Varjão e Água Quente, conseguiram. Não digo que não mereçam, pelo contrário, só não entendemos porque nossa comunidade com 78 mil habitantes, a quinta maior do DF, com uma mobilidade quase colapsada, não pode ter um também”, indagou Maria José, diretora do MCJB presente à reunião de entrega do relatório.
Diante da demora na definição do Terminal, foi sugerido pelo MCJB a criação de um terminal provisório para amenizar a situação atual e permitir a implementação de novas linhas de ônibus. A Secretaria também ficou de analisar junto a Administração Regional do Jardim Botânico essa possibilidade. “A cidade do Jardim Botânico está na prioridade para construção do Terminal de ônibus, nós já temos um projeto prévio, dependendo somente da indicação do terreno para iniciar o processo. Essa é nossa intenção. Iremos analisar a possibilidade de criar um apoio provisório enquanto o Terminal não fica pronto.” disse Denyson, subsecretário de Terminais da SEMOB.
Novos abrigos e construção de baias
A SEMOB, junto com a Administração Regional do Jardim Botânico (AdmJB), mapeou na região 28 locais para implementação de novos abrigos, além de implementar 12 novos abrigos próximos ao comércio do Solar de Brasília, local que está virando uma espécie de ponto de integração de linhas de ônibus. Segundo Denyson, a ordem de serviço já foi emitida.
A entrega do relatório de mobilidade representa um passo importante na busca por melhorias na infraestrutura de transporte público do Jardim Botânico. As conclusões deste documento serão encaminhadas para o debate do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU).
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