O Projeto Oikos Cultural está previsto para durar 5 meses. Inclui cultura, gastronomia, educação ambiental e ações sustentáveis para a comunidade.
Por Redação MCJB – 31/01/2024.
A abertura do evento foi neste sábado, 27 de janeiro, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardim Botânico. O projeto é resultado de um Termo de Fomento, isto é, patrocínio do governo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, com o apoio do Brasília Ambiental (IBRAM). Sua execução é do MCJB – Movimento Comunitário do Jardim Botânico.
Abertura Solene do projeto, com a presença do presidente do IBRAM, Rôney Nemer.
O projeto visa, por meio da educação ambiental, conscientizar a comunidade na adoção de práticas sustentáveis de alimentação natural e mais saudável, através de atividades sociais e comunitárias para toda a região do DF, em especial os moradores das cidades do Jardim Botânico e São Sebastião. Para isso, atividades ligadas ao cultivo sustentável e educação alimentar serão realizadas em conjunto com a revitalização da horta comunitária do CPS, além da formação de microempreendedores e atrações culturais.
Oikos Cultural
Uma solenidade marcou oficialmente a abertura do evento, que contou com a participação do Presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Roney Nemer, a Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), Rose Marques, além de membros da comunidade e participantes das oficinas.
Na foto, Ciro (Fiscal do Termo de Fomento Oikos Cultural), Rôney Nemer (Presidente do IBRAM), Rose Marques (Presidente do MCJB) e Francisco Maciel (Colaborador do IBRAM).
“É muito importante essa união do Estado com a comunidade como eu vejo aqui. Estamos buscando essa parceria para que o IBRAM esteja lado a lado com vocês. Gostamos tanto dos projetos daqui que iremos replicar nas outras cidades satélites. Precisamos disso, também, projetos que valham a pena”, celebrou Roney Nemer sobre a parceria.
A nutricionista Naiana Lima, responsável pela atividade “Como se alimentar melhor em 2024? Planejamento e Organização”, ministrou curso voltado ao planejamento e cuidados com a alimentação para este ano, além de oferecer dicas de organização de alimentos na geladeira e de controle dos prazos de alimentos congelados. “O saldo da capacitação foi bem positivo, vieram muitas pessoas e que participaram bem”, disse Naiana.
Oficina do Chef Cizú, sobre brigadeiros saudáveis no CPS.
No salão de atividades do CPS, o chef Cizú Torres ensinou crianças e adultos a fazerem brigadeiro vegano de batata doce. A receita, especialmente pensada para essa atividade, uniu os familiares que vieram juntos cozinhar no sábado. Ao final, houve degustação de brigadeiros.
Fechando a solenidade de abertura, foi oferecido um brunch saudável no Café Oikos, que funciona dentro do Centro de Práticas Sustentáveis, aos participantes das oficinas. Para celebrar o sucesso do trabalho, o artista Beto Alencar apresentou um show de músicas brasileiras.
Horta do CPS
O projeto Oikos Cultural também revitalizará a horta comunitária do CPS, com o objetivo de torná-la funcional e produtiva para a comunidade, principalmente em relação às chamadas PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
“A revitalização da horta comunitária vem para unir ainda mais a comunidade local. Voluntários podem participar, a comunidade pode estar ativa conosco e toda produção será destinada aos cursos e capacitações que serão ministradas no Projeto Oikos Cultural”, comenta Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico.
Revitalização e limpeza da horta do CPS.
Oikos Cultural
Data: até junho/2024
No Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardim Botânico
Wpp: 61 99433-8517
E-mail: contato@mcjb.org.br
Confira as fotos do primeiro dia de evento!