IBRAM e MCJB renovam parceria por mais 3 anos

Jardim Botânico de Brasília divulga trilhas especiais para celebrar seu 39º aniversário
março 1, 2024
Celebre o aniversário do Jardim Botânico de Brasília com programação especial!
março 6, 2024

IBRAM e MCJB renovam parceria por mais 3 anos

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico assinou, nesta sexta-feira (01/03), o acordo de parceria por outros três anos com o Instituto Brasília Ambiental no CPS. O JB pode continuar contando com atividades de educação ambiental, culturais e muitos eventos abertos ao público com música, teatro e gastronomia.

Por Camila Fleury –  Redação MCJB – 04/03/2024. 

Nesta sexta-feira uma importante reunião aconteceu para os moradores da cidade do Jardim Botânico. O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) assinaram a prorrogação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), parceria que viabiliza a gestão conjunta do Centro de Práticas Sustentáveis, o CPS localizado no Jardins Mangueiral.

Reunião realizada no CPS do Brasília Ambiental.

Participaram da solenidade de assinatura o presidente do IBRAM, Rôney Nemer, o chefe da Unidade de Educação Ambiental (Educ) da autarquia, Marcus Paredes, a coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do MCJB, Ana Carolina Lima, a presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, e o deputado distrital Thiago Manzoni.

 

“Eu vejo a prorrogação do termo de acordo como resultado de um grande sucesso, pelo trabalho que já é feito aqui no CPS. Temos que investir mais em educação ambiental. Eu acredito muito que a educação ambiental para crianças e toda comunidade é fundamental para despertar a importância do nosso bioma, o cerrado, a fauna e a flora. O Movimento Comunitário do Jardim Botânico faz um trabalho belíssimo no comando da Rose e é uma parceria que o IBRAM fica muito feliz em firmar novamente, principalmente nossa equipe de educação ambiental e de unidade de conservação. A proposta é replicar o trabalho do MCJB em alguma outra cidade satélite do DF. Provavelmente até o fim do ano teremos uma nova unidade do CPS em Brasília”, comentou, com muito entusiasmo, o Presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

Presidente do Brasília Ambiental (IBRAM) Rôney Nemer assinando a renovação do acordo de cooperação que permite o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) executar projetos no CPS do Brasília Ambiental.

Rose Marques, Presidente do MCJB, celebrou a renovação da parceria: “A renovação deste acordo é de extrema importância porque estamos tirando nossos sonhos da cabeça e aplicando aqui na comunidade do Jardim Botânico. Nossa vontade é fazer uma cidade melhor, uma vida sustentável e com qualidade e, sem essa parceria, nossos sonhos não sairiam do papel. Hoje celebramos com muita alegria os próximos 3 anos, tempo para honrar com êxito essa parceria com a equipe do IBRAM, com o presidente Rôney Nemer e parlamentares que nos apoiam. Novos projetos virão para mudar a concepção de cada morador da cidade do Jardim Botânico sobre o meio ambiente”.

Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico Rose Marques.

Livino Silva, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG), comenta a parceria entre o Instituto Brasília Ambiental e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico: “O encontro do CPS com o MCJB e o IBRAM foi muito importante para comunidade do Jardim Botânico para dar esse senso de pertencimento no que se refere a relação do meio ambiente e o modelo de moradia que escolhemos. Nós buscamos que nossa cidade seja um bairro verde e que seja esse centro difusor de conhecimento”.

Livino Silva, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG).

No Centro de Práticas Sustentáveis acontecem atividades de educação ambiental, esportes, aulas culturais, além de eventos abertos ao público com música, teatro e gastronomia.

Escola de Sustentabilidade

Na ocasião, também foi celebrado o início do projeto Escola de Sustentabilidade, resultado da  emenda parlamentar do Deputado Distrital Thiago Manzoni, presente na solenidade: “Essa é uma das grandes alegrias que eu tenho como parlamentar: contribuir com bons projetos. Esse projeto Escola de Sustentabilidade é um deles. Acredito muito em soluções locais para os problemas das cidades. O Movimento Comunitário do Jardim Botânico e o Brasília Ambiental têm feito um trabalho de excelência aqui no Centro de Práticas Sustentáveis. Destinei a emenda para este projeto pois quero transformar o Jardim Botânico e o Distrito Federal em um lugar melhor”, disse o deputado.

Deputado Distrital Thiago Manzoni em seu discurso.

O projeto Escola de Sustentabilidade surge como uma resposta à necessidade urgente de promover a educação ambiental e o engajamento comunitário em prol da preservação do meio ambiente, especialmente focado no precioso bioma do Cerrado. Ao longo de 18 meses de execução, nosso objetivo é realizar no mínimo cinco atividades por mês, engajando pelo menos 50 pessoas em cada uma delas. Além disso, estamos lançando uma série de campanhas digitais de conscientização, promovendo mensagens impactantes sobre métodos sustentáveis e preservação do Cerrado.

Confira a galeria de fotos do dia do evento: 

 

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp ➡️ Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário