O Jardim Botânico está na mira do eixo de crescimento do DF. Diante da quantidade de projetos e empreendimentos previstos para a região, a comunidade está preocupada com o aumento do fluxo de carros, sem a previsão de ações mitigadoras e corretivas necessárias.
Por Ana Comarú – 01/02/2021
Anunciada em audiência pública no final de 2020, uma das demandas mais antigas para melhoria da já sofrível situação viária da região, a obra de duplicação da DF-001 prevê novos acessos ao Jardim Botânico, mas, na contramão, cria novos gargalos no fluxo de trânsito (confira aqui). Além deste problema no projeto proposto pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, outros diversos foram apontados por moradores da região, o que motivou a reunião solicitada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) à SEMOB.
“O objetivo desta reunião, não é atacar a lisura do projeto, mas sim buscar uma solução que viabilize a sua execução sem gerar problemas para nossa comunidade”, afirma Maria Luiza Vale, presidente do MCJB. Durante o encontro realizado na quarta (27/01), o Movimento apresentou as preocupações da comunidade e as consequências causadas pela implementação do projeto proposto. Entre os problemas apontados, estão:
A apresentação feita pelo MCJB trouxe a promessa por parte da Secretaria, de realizar adequações ao projeto, de forma que nenhuma das partes seja prejudicada. Estavam presentes: Bruna Pinheiro de Melo (SEMOB); Henrique Oliveira Mendes, Subsecretário de Parcerias e Concessões – AESP (SEMOB); Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, Secretário Executivo (SEMOB). E a Diretoria do MCJB: Livino Silva, Secretário e Maria Luiza Vale, Presidente.