Movimento e Administração do Jardim Botânico firmam parceria

GDF sinaliza com mudanças que podem inviabilizar a regularização
março 1, 2019
JB em alerta: explodem casos de dengue em São Sebastião
março 8, 2019

Movimento e Administração do Jardim Botânico firmam parceria

Movimento inicia ações pró comunidade em parceria com Administração Regional

A primeira ação realizada foi a revitalização da placa de entrada do bairro.

O letreiro de entrada do Jardim Botânico, no balão da Escola Fazendária, está de cara nova. O MCJB forneceu as tintas para a revitalização e a pintura foi realizada pelo Instituto Nivaldo Nunes.

Muitos moradores não sabiam que existia esta placa no acesso à região do Jardim Botânico. Uma simples ação que deixou nossa cidade de cara nova. Agradeço a Rose, presidente do Movimento Comunitário, por esta parceria. Tenho certeza que é o início de muitas conquistas. Agradeço também o artista Nivaldo Nunes por ter feito a pintura do nosso letreiro”, ressaltou o administrador do Jardim Botânico, João Carlos Lóssio.

A revitalização do letreiro inaugura a parceria entre a comunidade, o Movimento e a Administração Regional.  As Políticas Públicas Comunitárias (PPC) surgem como direção paralela às Políticas Público Privadas e têm o intuito de levantar as principais demandas e necessidades dos moradores da região, além de promover ações que atendam às prioridades da comunidade. A ideia é que a Administração Regional, moradores do Jardim Botânico e condomínios trabalhem juntos nos projetos propostos.

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) está sendo firmado entre o Movimento (que inclui a AAJM – Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral) e a Administração Regional do Jardim Botânico. Em reunião, foram apresentadas pelo Movimento dez ações emergenciais propostas para esta parceria, que visam aumentar a qualidade de vida, segurança, mobilidade e saúde dos moradores da região. São elas:

– Recuperação dos balões, começando pelos da ESAF e  de acesso à ponte JK. Eles serão adotados pela comunidade e terão o projeto paisagístico realizado pelo núcleo JB Sustentável do Movimento Comunitário Jardim Botânico.
– Recuperação da sinalização horizontal do balão de acesso da Estrada do Sol para a DF-001, ao lado do posto policial. O MCJB doará as “tartarugas” de marcação e as tintas necessárias, arcando a Administração com os custos de pessoal.
– Implantação de um balão emergencial no cruzamento de saída da Paróquia Santa Clara e São Francisco. O MCJB doará as “tartarugas” de marcação e as tintas necessárias e a Administração garante o pessoal.
– Sinalizações verticais e horizontais de trânsito na via principal do mangueiral com abertura dos retornos.
– Limpeza do chamado “dente” do Mangueiral, no meio do bairro, fazendo principalmente os aceros;
– Construção de balão na Estrada do Sol, no acesso à São Sebastião, altura do comércio Serrana, com a ligação para S. Sebastião e para o Condomínio Ouro Vermelho II.
– Ampliação imediata das linhas de ônibus para o Mangueiral, nos horários de pico,  e mais linhas regulares do Jardim Botânico para Asa Sul e Asa Norte, além da já existente que leva até a rodoviária.
– Implantação imediata de linha de ônibus circular para atender os condomínios do Altiplano Leste, com interligação às linhas principais, ao custo de uma passagem.
– Construção de ciclofaixa na DF-001,  na parte do Altiplano Leste.
– Apoio institucional para a imediata implementação da UBS Mangueiral.
– Apoio institucional para a imediata implementação de escolas, principalmente a Comunidade de Aprendizagem do Jardim Botânico.
– Articulação pelo cumprimento de promessa, feita pelo Comando Geral da PM e pela Secretaria de Segurança do DF em 2016, de prover destacamento de policiais militares exclusivos para o Jardim Botânico.

2 Comentários

  1. Parabéns à querida dupla de administradores Dr. Lóssio e à Sra. Rose pelo esforço da revitalização da nossa região. Gostaria de sugerir um olhar para a ligação de S. Sebastião à Estrada do Sol pela Vila do Boa; e, ao revitalizar o acesso à DF pela Estrada do Sol ampliar o diâmetro do humilde balão!!! Abraços…

  2. Nalva Damasceno disse:

    Nosso Bairro está faltando um centro cultural

Deixe um comentário