Novo administrador realiza 1ª Reunião comunitária com os condomínios do Jardim Botânico

MCJB assina nova parceria com o Brasília Ambiental – IBRAM
janeiro 4, 2023
Moradores do Jardim Botânico têm aulas gratuitas de Yoga
fevereiro 8, 2023

Novo administrador realiza 1ª Reunião comunitária com os condomínios do Jardim Botânico

Saiba como foi a 1ª reunião de apresentação do novo administrador do JB com os síndicos e lideranças dos condomínios do Jardim Botânico. A Estrada do Sol sediou a primeira das quatro reuniões programadas para o Jardim Botânico.

Da Redação do MCJB – 02/02/2023

Nesta quinta-feira (02/02), o Movimento Comunitário do Jardim Botânico e a Administração do Jardim Botânico se reuniram, no Condomínio Ouro Vermelho I, com os síndicos e lideranças dos condomínios localizados na região da Estrada do Sol para apresentação do novo Administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso.

A reunião começou com a apresentação do Administrador, sua forma de trabalhar e algumas obras e ações que ele já começou a realizar assim que assumiu o cargo. Também foram apresentados os outros servidores da administração e a área de atuação de cada um. Em seguida, o debate foi aberto para os que estavam presentes. 

Os síndicos, lideranças comunitárias e diretores do MCJB expuseram os problemas que vêm sendo enfrentados na região do Jardim Botânico, principalmente a dificuldade existente no diálogo com os outros órgãos do governo. O Administrador recebeu as demandas, manifestou seu entendimento de que também é seu papel a interlocução com os órgãos do GDF, mas ponderou que inicialmente sua gestão será focada nas ações que ele julga ter total governança, de forma que possam ser resolvidas e encaminhadas com mais celeridade.

O MCJB solicitou a priorização de cinco das dezessete demandas comunitárias urgentes e que foram enviadas pelos síndicos dos condomínios associados ao Movimento. Confira as cinco demandas comunitárias:

  1. MOBILIDADE: Fluxo inviável nos horários de picos, com pontos de retenção graves principalmente na altura do Colégio Ideal:
    1. Solicitado apoio urgente do administrador para interceder junto à Secretaria de Governo, para agilizar o processo da Via Alternativa e da duplicação de parte da Estrada do Sol;
    2. Verificar sobre instalação de barreira eletrônica com a manutenção dos quebra-molas;
  2. ILUMINAÇÃO PÚBLICA E QUEDAS CONSTANTES DE ENERGIA: Problema crônico e que gera insegurança geral –  já são dezenas de protocolos abertos sem resposta, também foram realizadas dezenas de reuniões e o problema persiste. Várias áreas da região estão com os postes apagados e, apesar a força tarefa feita pela CEB em meados do ano passado, o problema de postes de iluminação pública queimados continua;
  3. FALTA DE SEGURANÇA: Alguns moradores, principalmente do Quintas Interlagos, reclamam de ouvir constantes tiros e som alto vindo de uma invasão do Vila do Boa. Alguns relatam o aumento de furtos a patrimônio e pouca ronda ostensiva da PM devido à falta de efetivo;
  4. CONSTRUÇÕES IRREGULARES: A fiscalização é fraca, existem várias obras sem licenciamento, principalmente projetos e obras de prédios em locais que só podem construir casas, com vários indícios de desrespeito a LUOS;
  5. PROCESSOS DE REGULARIZAÇÃO LENTOS E CAROS: Boa parte dos condomínios da região da Estrada do Sol estão em processo de regularização, TODOS EM ÁREA PARTICULAR NÃO DISPUTADA PELO GDF, e o governo tem dificultado essa regularização, com intensa burocracia e altas taxas de compensação ambiental que inviabilizam economicamente a regularização.

Além das demandas acima, também foi falado sobre a recuperação de erosões existente nas pistas, paradas de ônibus sem baia de espera, excesso de quebra-molas, falta de ônibus, reparo do sistema de águas pluviais para evitar enchentes nas pistas, demora na emissão de licenças e habite-se para os condomínios já regularizados e muitas outras.

O MCJB se comprometeu em apoiar e continuar cobrando todas as ações e demandas solicitadas.

Confira as próximas agendas nas demais regiões do JB:

  • 09/02 (quinta-feira) às 08h – Comunidade do Tororó (local à definir)
  • 16/02 (quinta-feira) às 08h – Comunidade do Jardins Mangueiral (AAJM);
  • 02/03 (quinta-feira) às 08h – Comunidade do Altiplano Leste/ S. Bartolomeu / Etapas 1 à 4 (Ville de Montagne).

 

Deixe um comentário