Da Redação do MCJB – 14/05/2016
Pesquisa promovida pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, à pedido da TCB e DFTRANS, ouviu mais de 1000 moradores para conhecer a opinião da população do bairro sobre transporte público e identificar a necessidade de políticas públicas de mobilidade. Quase 100% quer transporte de qualidade.
A pesquisa, realizada durante todo mês de abril, constatou que quase a totalidade dos moradores entrevistados querem ser atendidos por transporte público exclusivo para região, pois atualmente são atendidos por linhas circulares que se integram às linhas chamadas “coletoras”, que vem de São Sebastião.
Como já publicado no blog (relembre
aqui), os usuários reclamam que as linhas de ônibus das cidades vizinhas, principalmente São Sebastião, já chegam lotadas nos horários de pico, obrigando à maioria das pessoas a se deslocarem de carro para seus destinos. A CODEPLAN afirma que o Jardim Botânico tem uma das maiores taxas do DF em número de veículos por residência (93,8%) e muitos atribuem esse dado à falta de um transporte público de qualidade na região.
A pesquisa ainda revelou que 46% dos entrevistados utilizam as linhas de ônibus existentes, que são compartilhadas com São Sebastião e Mangueiral, mesmo com todos os transtornos e problemas atuais. E quase a metade (49,3%) trocaria seus carros por um transporte público de qualidade.
Sobre qual o melhor tipo de linha de ônibus que cada um acha apropriada para a região, 72,2% preferem linhas de ônibus regulares, por serem mais baratas; e para 27,8%, o melhor são linhas executivas que, apesar de mais caras, oferecem serviços diferenciados, como wi-fi e poltronas acolchoadas reclináveis, portanto capazes de tornar a viagem mais confortável.
Cerca de 40% dos que participaram da pesquisa têm como ponto de partida a Estrada do Sol, colocando os condomínios desta região entre os que mais procuram e utilizam o serviço público de transporte, seguidos por Mangueiral, com 30,88%, que, apesar de já ter linhas próprias, alega que ainda não são suficientes para atender a população, principalmente em horário de pico.
Já em relação aos destinos, o principal é o Plano Piloto, principalmente Asa Sul (21,67%), Asa Norte (17,45%) e Rodoviária (13,9%).
Veja algumas das tabulações da pesquisa:
Endereço de partida – Condomínio ou Localidade:
|
Altiplano Leste
|
84
|
7,84%
|
DF-001 – pós ESAF
|
28
|
2,61%
|
DF-001 – pré ESAF
|
61
|
5,69%
|
Estrada do Sol
|
421
|
39,27%
|
Estrada do Sol – Faz. Taboquinha
|
44
|
4,10%
|
JB3
|
58
|
5,41%
|
Mangueiral
|
331
|
30,88%
|
Outros:
|
48
|
4,20%
|
Bairros de Destino – Localidade:
|
Aeroporto
|
12
|
0,55%
|
Asa Norte
|
384
|
17,45%
|
Asa Sul
|
477
|
21,67%
|
Ceilândia
|
21
|
0,95%
|
Centro Norte
|
40
|
1,82%
|
Centro Sul
|
101
|
4,59%
|
Gama
|
11
|
0,50%
|
Guará
|
1
|
0,05%
|
Jardim Botânico
|
10
|
0,45%
|
Lago Norte
|
13
|
0,59%
|
Lago Sul
|
94
|
4,27%
|
Luziania
|
1
|
0,05%
|
Paranoá
|
43
|
1,95%
|
Recanto das Emas
|
2
|
0,09%
|
Riacho Fundo
|
6
|
0,27%
|
Rodoviária
|
306
|
13,90%
|
Samambaia
|
3
|
0,14%
|
São Sebastião
|
102
|
4,63%
|
SIA
|
31
|
1,41%
|
SIG
|
27
|
1,23%
|
Sobradinho
|
5
|
0,23%
|
Sudoeste
|
29
|
1,32%
|
Taguatinga
|
53
|
2,41%
|
UnB Asa Norte
|
39
|
1,77%
|
Valparaíso
|
6
|
0,27%
|
2 Comentários
Uma política de transporte público para o Jardim Botânico também tem que incluir faixas para pedestres. Hoje corre-se diariamente o risco de alguém ser atropelado na altura do ponto de ônibus da entrada das quadras 1 e 2 do Solar de Brasília / Village da Alvorada 1 e 2.
Concordo Helena, os pontos de ônibus devem ser colocados em locais onde seja possível a construção dos recuos, o que melhoria também o fluxo de veículos, não bloqueando o trânsito e dando mais segurança aos cidadãos que usam o serviço.