Da Redação do MCJB – 31/05/2016
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico lança a
1ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, que se realizará entre 10 e 12 de junho, evento que ocorre no fechamento da Semana do Meio Ambiente. O ponto alto é o lançamento do projeto
JB Sustentável. E o
Movimento chama a comunidade para o debate.
O projeto
JB Sustentável, a ser lançado na
1ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, de 10 a 12 de junho, foi criado para transformar o Jardim Botânico no primeiro grande bairro sustentável do hemisfério sul. Como todo projeto comunitário, precisa de voluntários e a Comissão de Meio Ambiente do
Movimento convida a comunidade para saber mais e debater.
Sustentabilidade é a ordem do dia em todo o mundo. Seu conceito extrapolou a semântica e, hoje, tornou-se um princípio pelo qual o uso dos recursos naturais e a satisfação das necessidades presentes não podem comprometer as gerações futuras. Em 2012, o Brasil lança legislação sobre o tema, como ação obrigatória por ser signatário de tratados internacionais sobre o meio ambiente.
Nada poderia ser mais adequado do que lançar o
JB Sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente, em meio a
1ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, afirmam os membros da Comissão de Meio Ambiente do Movimento. “Esse é o meio de fazermos um chamamento para a comunidade vir e, de forma coletiva, ser um agente transformador.”
O evento contará com várias palestras, debates, oficinas, teatros, todos focados no tema da sustentabilidade.
Semana do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, por recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, Suêcia. Através do Decreto Federal 86.028, de 1981, o Brasil passou a promover a Semana Nacional do Meio Ambiente, cujo objetivo é a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do País.
Ao longo dos anos, essa data tem sido utilizada para promover eventos públicos de preservação do meio ambiente, e o tema sustentabilidade chegou com força diante do grande impasse mundial: a humanidade está consumindo os recursos naturais de tal forma que já compromete a existência de gerações futuras.
Ações
A campanha é resultado da parceria entre o Movimento Comunitário do Jardim Botânico e o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente. Para participar, basta separar todo lixo eletrônico, como computadores velhos, impressoras, celulares e outros equipamentos eletrônicos sem funcionamento, e deixá-los em algum dos vários pontos de coleta espalhados pelo bairro. Existem pontos de coleta em quase todos os condomínios associados ao Movimento e também haverá nos três dias de realização da Feira.
O descarte irregular de equipamentos eletrônicos é um dos principais problemas de contaminação ao meio ambiente. A campanha do descarte correto, além de preservar a natureza, vai gerar renda para a Cooperativa de Reciclagem do Varjão, que processa e destina esses equipamentos de forma adequada. Sobre a Campanha do Descarte Legal, o Instituto GEA informa que lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias NÃO fazem parte dos materiais que as cooperativas recebem e, para dúvidas, basta ligar para (61) 3595-1585 (Instituto GEA) ou (61) 3373-1810 (Cooperativa).
O
Movimento pede aos seus associados que divulguem o folder eletrônico da Feira em suas redes sociais (clique
aqui para visualizá-lo e baixá-lo). Para se inscrever em algumas das palestras ou oficinas da
1ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, clique
aqui.