Confira o balanço dos eventos
Considerado um marco histórico para a região, os dois workshops mobilizaram aproximadamente 700 pessoas, registraram 150 atendimentos individualizados de representantes de condomínios e associações por técnicos do governo, uma Feira Técnica e de Negócios, plenárias com autoridades do governo e a presença do governador em exercício, administrador regional e do Ibram, Seduh, Terracap, Novacap, Adasa, Anoreg e OAB.
Durante os dias 27 e 28 de maio a comunidade do Jardim Botânico se reuniu com o Estado e discutiu as principais demandas e soluções de regularização e urbanização para o bairro. O 2º Workshop de Regularização e o 1º de Urbanização, realizados em parceria entre o MCJB e a Administração Regional do JB, reuniu síndicos e líderes comunitários, Secretários de Estado e representantes de importantes órgãos do Governo, responsáveis pelo trâmite de regularização dos condomínios horizontais da região, totalizando a participação de aproximadamente 700 pessoas.
Estiveram presentes: o Governador em exercício, Paco Britto, o secretário adjunto da Casa Civil, Marcelo Piauí, o presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, o secretário das Cidades, Gustavo Aires, o diretor presidente da ADASA, Paulo Salles, o presidente do IBRAM, Edson Duarte, o Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Seduh), Mateus de Oliveira, além de representantes da Novacap, SEMOB, OAB e DER.
Paco Britto, Governador em Exercício, considerou os encontros entre comunidade e governo como a garantia de um compromisso com a regularização dos condomínios. “Estes órgãos presentes do governo estão reunidos para resolver todos os entraves que atrapalham a regularização dos condomínios e para responder todas as perguntas e dar agilidade às decisões. A questão fundiária pede uma solução há décadas”, afirma Paco Britto.
Confira a galeria de fotos do evento:
João Carlos Lóssio, Administrador Regional do Jardim Botânico, afirmou que os workshops “serviram de exemplo da união entre a comunidade e o Governo, um laço eterno da Administração com o Movimento, pois o governo não consegue fazer nada sem a sociedade e ela precisa do governo. Estou muito satisfeito com o resultado”.
Para a Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, os dois dias de workshop foram uma oportunidade de articular, junto ao Estado, medidas e soluções efetivas para a devida regularização e urbanização da região. “O que a comunidade quer é um bairro melhor, regularizado e estruturado. Para isso, é preciso agir em parceria com os órgãos responsáveis pela regularização e urbanização.”
Produtos, serviços e atendimentos técnicos
Os Workshops se iniciaram às 15h00 desta segunda (27) com a Feira Técnica e de Negócios, onde os expositores apresentaram à comunidade e síndicos os serviços e produtos voltados para condomínios, projetos de sustentabilidade e arquitetura, imobiliária, internet, entre outros.
Durante os dois dias, os representantes dos condomínios puderam esclarecer dúvidas e encaminhar demandas relacionadas à Regularização e Urbanização, através do atendimento técnico disponibilizado pelos diversos órgãos aos inscritos.
André Luiz Araújo, síndico do condomínio Solar de Brasília, avaliou como “fantástica” a oportunidade de encontrar todos os órgãos do governo para dirimir dúvidas e receber orientação. “Estou achando fantástico, todos os órgãos públicos que precisamos de consultas e esclarecimentos estão disponíveis, fomos muito bem atendidos e os estandes dos expositores está bem diversificado, parabéns ao Movimento por este evento.”
Plenárias com autoridades do Governo
Após o encerramento dos atendimentos técnicos, às 18h30, os grupos temáticos se organizavam para o debate. Com o auxílio dos relatores, a comunidade e síndicos da região elencaram as principais dúvidas a serem esclarecidos pelos representantes dos órgãos do Governo, durante a plenária com as autoridades, das 20 às 22 horas.
A Plenária com as autoridades foi transmitida em nossas redes sociais!
PATROCÍNIO: